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Apostila Especialista em Aviação Civil Área 5 - ANAC 2016

  • Concurso ANAC 2016 - Agência Nacional de Aviação Civil

  • Disponibilidade: Entrega da apostila em cd em até de 7 dias úteis pelo frete grátis - Carta Registrada.
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                  Mais informações sobre este produto
                  APOSTILA ANAC 2015/2016 Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 5   |  INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO PÚBLICO ANAC 2016   |  Leia com atenção as informações abaixo antes de finalizar a compra apostila ANAC 2016   |  ENVIO/CONDIÇÕES   |  CORTESIA /PROVAS   |  CONTEÚDO DA APOSTILA ANAC 2016 Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 5

                APOSTILA ANAC 2015/2016 Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 5
                Apostila ANAC Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 5 em
                CD
                contempla conhecimentos básicos e específicos em arquivos Pdf
                protegidos separados por tópicos de acordo com o Edital 76/2015/.


                Apostila ANAC Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 5 em cd para leitura e impressão (sendo a impressão a critério e custo do cliente).


                O material é protegido por direitos autorais, impossibilitando cópia ou alteração.


                Não é permitida a cópia do material presente no cd.


                A tentativa de cópia danificará os arquivos e o próprio cd.


                Neste caso, a nossa empresa não promoverá troca ou envio de novo material.


                Não há índice geral na Apostila ANAC Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 5 em Cd.


                Cada tema é abordado em um arquivo PDF diferente de acordo com os tópicos exigidos na ordem do edital 76/2015.


                INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO PÚBLICO ANAC 2016
                O concurso público ANAC 2016 Agência Nacional de Aviação Civil promove:


                Vagas: 150.


                Cargos: Técnico Administrativo e Técnico em Regulação de Aviação Civil, Analista Administrativo e Especialistas em diversas especialidades.


                Inscrições: de 14 de dezembro de 2015 até o dia 04 de janeiro de 2016.


                Taxa de inscrição: R$ 90,00 para os cargos de nível médio e de R$ 150,00 para ensino superior.



                Rendimentos para Técnicos R$ 5.689,52 e R$ 5.957,52 e para Analistas é fixado em R$ 11.071,29 e dos Especialistas em R$ 11.974,49.



                Prova: 20/3/2016


                Edital Concurso ANAC 2015:

                http://www.esaf.fazenda.gov.br/concursos_publicos/novos-e-inscricoes-abertas/.agencia-nacional-de-aviacao-civil-anac
                Leia com atenção as informações abaixo antes de finalizar a compra apostila ANAC 2016
                Não vendemos apostilas impressas, somente apostilas em cd para leitura em PC e impressão para o cliente imprimir se desejar.


                Documentos institucionais e dispositivos legais sugeridos no edital do Concurso Público ANAC 2016 são apresentados na íntegra e sem comentários em nossas apostilas.



                Estes conteúdos e textos legais também estão disponíveis na internet, conforme os links mencionados no próprio edital.


                A apostila ANAC Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 5 em CD não dever ser entendida como forma de suprir a formação do candidato exigida no edital 2015; mas como instrumento revisional de conteúdos.


                Não enviamos amostras de conteúdo.


                Nossa apostila Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 5 Concurso ANAC em CD é de acordo com o edital 2015.


                ENVIO/CONDIÇÕES
                Temos duas Modalidades:


                Primeira pelo Frete grátis:


                Apostila Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 5 Concurso ANAC em CD será enviada pelo Frete grátis na primeira postagem por meio de carta registrada.


                Cliente, cadastrar corretamente os dados para o envio, pois o frete grátis é somente para a 1ª postagem.


                Se os correios devolverem por motivos de: destinatário desconhecido, ausente, endereço incompleto ou recusado.


                A 2ª postagem só ocorrerá mediante o pagamento do frete no valor de R$20,00.


                No endereço informado há necessidade de ter alguém para receber a Apostila ANAC Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 5 em Cd.


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                Nesta forma de envio, o cliente receberá o link para download do conteúdo em até 48 horas úteis, após a confirmação do pagamento.


                Há necessidade de informar um e-mail hotmail ou gmail para compartilhamento dos arquivos(Google drive ou Onedrive).


                Face a impossibilidade de devolução do recebimento/conteúdo e da existência de direitos

                autorais, esta modalidade não suporta cancelamento e estorno do pagamento.


                Atenção:


                O nosso material é protegido pela Lei dos Direitos Autorais e possui marca d´água em todas as páginas.


                O prazo de 48 horas não é computado nos finais de semana.


                CORTESIA /PROVAS
                Em anexo, como CORTESIA, enviaremos um arquivo de provas gabaritadas da área de atuação (do Cargo) já aplicadas em
                outros concursos públicos dentre as diversas organizadoras de concursos públicos e não são comentadas.


                Nosso foco não é nas provas, uma vez, que todas as provas estão disponíveis nas organizadoras de
                concursos públicos, ou seja, na Web.


                E, também, pode acontecer de ter somente uma prova da área de atuação (do cargo) do próprio concurso já
                aplicada ou não ter prova disponível ,se for o primeiro concurso.


                Sendo assim, enviaremos provas disponíveis de outros concursos.


                Os arquivos das provas são zipados. Há necessidade de ter instalado na máquina o programa Winrar (descompactador de arquivos zipados).


                CONTEÚDO DA APOSTILA ANAC 2016 Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 5
                Conteúdo da apostila Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 5 Concurso ANAC em cd 2015/2016 referente ao último Edital 76/2015 publicado:


                LÍNGUA PORTUGUESA:

                1. Compreensão Textual.
                2. Ortografia.
                3. Semântica.
                4. Morfologia.
                5. Sintaxe.
                6.Pontuação.

                LÍNGUA INGLESA:

                1. Compreensão e interpretação de textos.
                1.1. Compreensão geral do texto.
                1.2.Reconhecimento de informações específicas.
                1.3. Capacidade de análise e síntese.
                1.4. Inferência e predição.
                1.5.Coesão e coerência.
                1.6. Falsos cognatos.
                2. Itens gramaticais relevantes para a compreensão de conteúdos
                semânticos.
                2.1. Verbos. 2.2. Preposições.
                2.3. Conjunções.
                2.4. Pronomes.
                2.5. Coordenação e subordinação.
                2.6.Discurso direto e indireto.
                2.7. Voz passiva.

                DIREITO ADMINISTRATIVO:

                1. Administração pública: princípios básicos.
                2. Organização da administração
                direta e indireta: conceitos, princípios, classificação e delegação.
                3. Poderes administrativos.
                3.1. Poder hierárquico, disciplinar, regulamentar, de polícia.
                3.2. Uso e abuso de poder.
                4. Serviços públicos: conceito e princípios.
                5. Ato administrativo.
                5.1. Conceito, requisitos e atributos.
                5.2. Anulação, revogação e convalidação.
                5.3. Discricionariedade e vinculação.
                6. Contratos administrativos: conceito e características.
                7. Lei nº 8.666/1993:
                princípios, modalidades, tipos, dispensa, inexigibilidade e penalidades.
                8. Pregão - Lei 10.520/2002.
                9. Regime Jurídico dos Servidores Civis da União - Lei n. 8.112/1990.
                10. Responsabilidade Civil do Estado.
                11. Processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal -
                Lei nº 9.784/1999.
                12. Acesso à informação no âmbito da Administração Pública
                (Lei nº 12.527/2011 e Decreto nº 7.724/2012).
                13. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171, de 22/06/1994 e
                Decreto nº 6.029, de 01/02/2007).

                DIREITO CONSTITUCIONAL:

                1. Constituição: princípios fundamentais.
                2. Aplicabilidade das normas constitucionais.
                2.1. Normas de eficácia plena, contida e limitada.
                2.2. Normas programáticas.
                3. Direitos e garantias fundamentais.
                3.1. Direitos e deveres individuais e coletivos.
                3.2. Direitos sociais.
                4. Organização político-administrativa: competências da União.
                5. Administração pública. 5.1. Disposições gerais.
                5.2.Servidores públicos.
                6. Poder Executivo.
                7. Princípios gerais da ordem econômica.
                8. Intervenção do Estado no domínio econômico.
                9. Controle da administração pública: administrativo, legislativo, judicial.

                LEGISLAÇÃO DO SISTEMA DE AVIAÇÃO CIVIL:

                1. Lei nº 7.565/1986.
                2. Lei nº 10.871/2004.
                3. Leinº 11.182/2005.
                4. Decreto nº 5.731, de 20 de março de 2006.
                5. Lei nº 12.462/2011.
                6. Decreto nº 65.144/1969.

                ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

                1. Administração Pública:
                2. Teorias das organizações e da administração pública.
                Estrutura e função da administração pública.
                Eficiência, eficácia e efetividade na administração pública.
                4. Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.
                5. A evolução da Administração Pública e a reforma do Estado.
                6. Excelência nos serviços públicos.
                7. Ética no serviço público.
                7.1. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do
                Poder Executivo Federal.

                CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE AVIAÇÃO
                CIVIL ÁREA 5

                METEOROLOGIA AERONÁUTICA:

                1. Interpretação e aplicação das informações meteorológicas
                aeronáuticas, mapas e prognósticos.
                2. Códigos e abreviaturas.
                3. Procedimentos para obtenção de informações meteorológicas, antes do voo e em voo, e uso destas.
                4. Altimetria
                5. Climatologia do espaço aéreo com relação
                aos elementos que tenham consequências para a aviação.
                6. Movimento dos sistemas de pressão.
                7. Estrutura das frentes.
                8. Origem e características dos fenômenos
                meteorológicos significativos que afetam as condições de
                decolagem, o voo em rota e a aterrissagem.
                9. Causas, reconhecimento e efeito da formação de gelo.
                10. Forma de evitar condições meteorológicas perigosas.
                11. Procedimentos de penetração de zonas frontais. Fenômenos
                especiais, incluindo tesoura de vento e turbulência em céu claro.

                PLANEJAMENTO DE VOO E NAVEGAÇÃO AÉREA:

                Planejamento de Voo:

                1. Aviões e Helicópteros.
                1.1. Perfis de voo: finalidades, vantagens e desvantagens.
                1.2. Requisitos para cálculo da quantidade mínima de
                combustível requerida.
                1.3. Planejamento de voo com até dois motores operantes
                (?até? pois assim as questões
                poderão ser montadas para um ou dois motores operando).
                1.3.1. Peso, balanceamento e performance: aplicações
                ao planejamento de voo 1.3.2. Uso dos gráficos e tabelas de subida,
                de cruzeiro e de descida. 1.3.3. Determinação
                do consumo em voo de cruzeiro, em função do alcance específico,
                com relação à altitude e ao peso da aeronave:
                uso de gráficos e tabelas.
                1.3.4. Determinação da velocidade de maior alcance (VBR - V best range),
                em função do peso, da altitude e da temperatura: uso de gráficos e tabelas.
                1.3.5. Determinação de: consumo, alcance e
                velocidade em cruzeiro, para a condição com um dos motores inoperante.
                1.3.6. Procedimento básico para
                calcular: o peso máximo para decolagem, a
                disponibilidade para carga e a quantidade de combustível necessária:
                uso de gráficos e tabelas.
                2. Planejamentos de voo simples e integrado: caracterização.
                3. Redespacho (reclearance): finalidade, processo básico de determinação da
                quantidade mínima de combustível requerida com
                utilização do redespacho (reclearance).
                4. Requisitos mínimos para despacho, Lista de Equipamentos Mínimos
                (MEL), Lista de Desvios de Configuração (CDL), Guia de
                Procedimentos para Despacho (DPG): finalidades e
                procedimentos básicos para utilização. Navegação Aérea:
                1. Navegação aérea, incluindo a utilização de cartas
                aeronáuticas, auxílios de rádio-navegação e sistemas de navegação aérea.
                2. Requisitos específicos de navegação
                para voos de longa distância.
                3. Utilização, limitação e condições de funcionamento dos dispositivos de aviônica
                e os instrumentos necessários para o controle e a navegação das aeronaves pertinentes.
                4. Sistema de coordenadas geográficas e sua importância para a precisão da navegação.
                5. Utilização, precisão e confiabilidade dos sistemas
                de navegação nas fases de saída, voo em rota, aproximação e aterrissagem.
                6. Identificação de auxílios de rádio navegação.
                7. Princípios e características dos sistemas de navegação aérea
                autônomos e dos baseados em referências externas.
                8. Operação dos equipamentos de bordo.
                9. Utilização do computador no avião.
                10.Utilização de equipamentos avançados em navegação.

                PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS:

                1. Interpretação e utilização de documentos aeronáuticos, como AIP e NOTAM.
                2. Códigos e abreviaturas aeronáuticas.
                3. Cartas de procedimentos de voo por instrumentos para saída, voo em rota, descida e aproximação.
                4. Procedimentos de precaução e emergência e medidas de segurança
                relativas ao voo em condições IFR.
                5. Descida vertical lenta com motor, efeito de solo, perda por retrocesso de
                pá, balanço dinâmico e outros riscos operacionais.
                6. Procedimentos operacionais e transporte de carga externa e
                procedimentos operacionais para o transporte de carga e de
                mercadorias perigosas.
                7. Requisitos e métodos para dar instruções de segurança aos passageiros, precauções que devem ser
                observadas ao embarcar ou desembarcar das aeronaves pertinentes.

                TEORIA DE VOO E REGRAS DE TRÁFEGO AÉREO:

                Teoria de Voo: 1. Avião. 1.1. Aerodinâmica de alta
                velocidade: velocidade do som, efeitos da temperatura na projeção
                sonora, efeitos da compressibilidade do ar
                sobre a aeronave e diferença entre o voo em ar
                considerado incompressível e o voo em ar considerado
                compressível. 1.1.1. Número Mach e Mach crítico:
                definições e finalidade, principais recursos para aumento.
                1.1.2. Enflechamento de asa e perfis supercríticos.
                1.1.3. Camada limite, caracterização, importância na
                manutenção da sustentação da aeronave, causas, consequências e riscos do buffeting de alta velocidade.
                1.1.4.Onda de choque: caracterização.
                1.1.5. Efeitos do aumento da velocidade sobre o coeficiente de
                sustentação e sobre o coeficiente de arrasto.
                1.2. Estabilidade e controle.
                1.2.1. Efeitos do número Mach. 1.2.2. Tuck under:
                caracterização, consequências e risco.
                1.2.3. Dutch roll: caracterização, consequências e risco; procedimentos para
                correção; princípio básico de funcionamento do yaw dumper.
                1.2.4. Geradores de vórtice e estabilizador
                horizontal de ângulo de incidência variável: finalidade, vantagens.
                1.2.5. Mach trim: finalidade.
                1.2.6. Variação do centro de gravidade em relação à corda média
                aerodinâmica: efeitos.
                1.2.7. Velocidade mínima de controle
                (VMC): Caracterização, VMC para um motor inoperante e VMC
                para dois motores inoperantes, efeitos das
                variantes que influem na estabilidade e no controle da aeronave.
                1.2.8. Funcionamento dos ailerons em alta
                velocidade, inversão de controles e bloqueio dos ailerons
                externos em aviões de grande porte. 1.2.9. Spoilers:
                finalidade, funcionamento como controle, funcionamento
                como freio aerodinâmico, procedimentos do piloto para
                utilização. 1.2.10. Windshear: reconhecimento sob o
                ponto de vista operacional, consequências, prevenção,
                procedimentos do piloto para recuperação.
                1.2.11. Enflechamento: influência na estabilidade e no controle da
                aeronave. 1.2.12. Fluxo transversal: caracterização.
                1.2.13. Wing fences e Wing lets: finalidade.
                2. Helicóptero.
                2.1. Voo pairado. 2.1.1. Sustentação produzida pelo
                sistema do rotor principal; distribuição da velocidade ao longo
                das pás do rotor principal, devido à rotação deste.
                2.1.2. Teoria da sustentação das pás: arrasto, torque e potência
                relacionados às pás do rotor principal.
                2.1.3. Efeito de solo no voo pairado, estol de potência e estol de
                turbilhonamento. 2.2. Teoria do voo translacional.
                2.2.1. Distribuição da velocidade ao longo das pás do rotor
                principal, em voo com deslocamento horizontal.
                2.2.2. Sistema do rotor principal quanto à articulação.
                2.2.3. Estol de pá e estol de compressibilidade.
                2.2.4. Potência necessária e desempenho no voo com deslocamento horizontal.
                2.2.4.1. Velocidade máxima em voo nivelado (VNE - never exceed speed).
                2.2.4.2. Ângulo máximo de subida e razão máxima de subida.
                2.2.4.3. Teto máximo operacional: com auxílio do
                efeito de solo e sem auxílio do efeito
                de solo. 2.2.4.4. Transição da sustentação do voo pairado para o
                voo translacional. 2.2.5. Voo descendente.
                2.2.5.1.Condição de tração normal e condição de tração limitada por
                potência de motor. 2.2.5.2. Formação dos anéis de
                vórtice nas pás dos rotores e formação da região auto-rotativa nas pás
                do rotor principal e utilização do flare.
                2.2.6.Manobras de voo: aceleração nivelada, curva nivelada: fator de carga.
                2.3. Estabilidade do helicóptero.
                2.3.1.Ressonância com o solo.
                2.3.2. Estabilidade estática e estabilidade dinâmica:
                estabilidade em voo pairado e em voo com deslocamento horizontal, estabilidade longitudinal quanto ao
                deslocamento horizontal do helicóptero e
                à ação do efeito pendular e estabilidade direcional e ação do
                conjugado de reação ou torque.
                2.3.3. Controles de voo.
                2.3.3.1. Sistemas de controles do rotor principal: comando
                cíclico e comando coletivo, articulações do rotor
                principal em relação à estabilidade do helicóptero e à
                atuação dos controles do rotor.
                2.3.3.2. Ação da rigidez e
                da precessão giroscópica sobre o rotor e efeito de Coriolis:
                ação sobre as articulações do rotor principal.
                2.3.3.3.Sistemas de controle do rotor de cauda. Regras de Tráfego Aéreo:
                1. Regras de trafego aéreo.
                1.1. Autoridade aeronáutica relativa à tráfego aéreo.
                1.2. Regras do ar (ICA 100-12)
                1.3. Serviços de tráfego aéreo (lCA 100-12).
                1.4. Plano de voo (ICA 100-11).
                1.5. Serviço de informação aeronáutica (ICA 53-1, ICA 53-5, AIP Brasil e Rotaer).
                1.6. Regras especiais de tráfego aéreo para helicóptero (ICA 100-4).

                RADIOCOMUNICAÇÕES:

                1. Procedimentos e fraseologia de
                radiocomunicações e medidas que devem ser
                tomadas em caso de falha de comunicações.
                2. Comunicações aeroterrestres, notificação em voo e
                responsabilidade do piloto em manter a escuta permanente.
                3. Serviço de radar: fatores interferentes.
                4. Falha total e parcial de comunicações em condições VMC e IMC:
                procedimentos do piloto em caso de falha total.
                5.Procedimentos e sinais utilizados no salvamento de aeronaves e em
                casos de chamadas de socorro, de respostas a
                mensagens de socorro, de interceptação de chamada ou mensagens de
                socorro e de observação de acidente.

                ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS NA CABINE DE COMANDO:

                1. Percepção situacional.
                2.Administração do estresse e administração da distração.
                3. Uso e função do checklist.
                4. Comunicação eficiente e desenvolvimento da crítica.
                5. Administração de pessoas e de recursos técnicos.

                SISTEMA E EQUIPAMENTOS DE AERONAVES:

                1. Aviões.
                1.1. Noções gerais sobre aeronaves e estruturas.
                1.2. Controles de voo. 1.3. Trem de pouso.
                1.4. Grupo Motopropulsor. 1.5. Sistemas de alimentação,
                combustível e ignição Visão geral.
                1.6. Sistemas hidráulico, de degelo/antigelo, de pressurização, pneumático,
                de oxigênio e de proteção contra incêndio Visão geral.
                1.7. Piloto automático. 1.8. Hélices. 1.9. Instrumentos
                de bordo. 2. Helicópteros. 2.1. Caracterização geral de helicópteros.
                2.2. Aerofólio e estruturas. 2.3. Rotores, pás
                de rotores e sistema de transmissão.
                2.4. Motores, sistema de alimentação e combustível.
                2.5. Sistema de ignição.
                2.6. Sistema de lubrificação e sistema de refrigeração.
                2.7. Sistema hidráulico e sistema elétrico. 2.8. Controles
                de voo e trem de pouso.
                2.9. Instrumentos de bordo e proteção contra incêndio.
                Opinião dos consumidores
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