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Boleto Bancário R$ 98,89 à vista Parcelas 1x de R$ 98,89sem juros 2x de R$ 49,45sem juros Transferência Bancária R$ 98,89 à vista Opções de pagamento Detalhes em até 1x de R$ 94,90 sem juros ou R$ 94,90 à vista com R$ 3,99 de desconto Apostila CFO DF 2019 Conselho Federal de Odontologia DFApostila+Plantão de Duvidas com os nossosProfessores por e-mail.Apostilas para todos os cargos. Basta selecionar o cargo no campo acima do valor da apostila.//--//em CD ou por download contemplaconhecimentos básicos e específicos (Teoria)em arquivos Pdf protegidos separados por tópicos de acordo com o último edital publicado.//--//Nossas apostilas contém a partir de 1200 páginas.//--//Não contem exercícios somente provas gabaritadasde concursos anteriores da área de atuação.//--//Dispomos de dois formatos para a Apostila:download ou em cd para leitura e impressão (sendo a impressão a critério e custo do cliente).//--//O material é protegido por direitos autorais,impossibilitando cópia ou alteração.//--//Não é permitida a cópia do material presente no link ou cd.//--//A tentativa de cópia danificará os arquivos e o próprio cd.//--// Neste caso, a nossa empresa não promoverá troca ou envio de novo material.//--//Não há índice geral na Apostila.//--//Cada tema é abordado em um arquivo PDF diferente deacordo com os tópicos exigidos na ordem do edital.//--//Concurso público CFO DF 2019 Conselho Federal de Odontologia DF - 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Conselho Federal de Odontologia DFreferente ao último Edital 2019 publicado:http://www.quadrix.org.br CONHECIMENTOS BÁSICOS1.1 LÍNGUA PORTUGUESA:1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação,substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação.5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2Substituição de palavras ou de trechos de texto.6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferente s gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.1.2 NOÇÕES DE INFORMÁTICA:1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias,ferramentas, aplicativos e procedimentos deinformática: tipos de computadores, conceitosde hardware e de software, instalação deperiféricos. 2 Edição de textos, planilhas eapresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7,8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos eprocedimentos de Internet e intranet. 5 Programas denavegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico: MSOutlook. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização ede gerenciamento de informações, arquivos,pastas e programas. 9 Segurança da informação:procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11Aplicativos para segurança (antivírus, firewall,antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.1.3 RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO:1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão,potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos(números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas).7 Equações e inequações. 8.Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11.Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos. 2 CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES2.1 LEGISLAÇÃO E ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:1 Ética e função pública. 2 Ética no setor público. 3 Lei nº 8.429/1992 e suasalterações. 4 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (Processo administrativo).5 Acesso à Informação:Lei nº 12.527/2011; Decretonº7.724/2012.2.2 LEGISLAÇÃO:Lei nº 5.081/1966, Lei nº 4.324/1964, Decreto nº 68.704/1971, Lei nº 12.527/2011. Resolução CFO nº 63/2005(Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontológicos).Regimento Interno do CFO.E todas as atualizações ou substituições das legislações aqui citadas.3CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS3.1AGENTE OPERACIONAL(CÓDIGO200):1 Conhecimentos básicos sobre manutenção predial. 1.1 Elétrica, hidráulica e dealvenaria.1.2 Habilidades para organizar ferramentasbásicas de trabalho. 1.3 Noções básicas sobre reparo de equipamentos de apoio amanutenção predial. 2 Organização: 2.1 Conceito e tipos de estrutura organizacional. 2.2 Noções de arquivamento e procedimentosadministrativos. 3 Relações humanas, desempenhoprofissional, desenvolvimento de equipes de trabalho.4 Noções de cidadania e relações públicas.5 Noções de segurança individual,coletiva e de instalações. 6 Direção defensiva.3.2 TÉCNICO ADMINISTRATIVO(CÓDIGO201):Noções Direito Administrativo: 1 Estado, Governo e Administração Pública:conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Organização administrativa da União: administraçãodireta e indireta. 3 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função pública. 4 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 5Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios erequisitos; delegação (concessão, permissão,autorização). 6 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo;responsabilidade civil do Estado.7 Lei nº 8666/1993. 8.1 Licitações: conceito, objeto, finalidades e princípios, obrigatoriedade,dispensa, inexigibilidade, vedação, modalidades, procedimentos e fases, revogação, invalidação, desistênciae controle. Administração Pública: 1 Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza,finalidades e critérios de departamentalização. 2 Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle eavaliação. 3 Gestão de processos. 4 Gestão da qualidade. 5 Gestão de projetos.6 planejamento estratégico. 7 Excelência nos serviços públicos. 8 Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público. 9 Gestão de resultados na produção deserviços públicos. 10 Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.11 O paradigma do cliente na gestão pública.//TÉCNICO ARQUIVO(CÓDIGO300):Fundamentos da Arquivologia:1 Conceitos básicos e princípios fundamentais.Gestão Arquivística de Documentos: 1 Instrumentos de gestão; Avaliação, classificação; Transferência, recolhimento e eliminação;Comissões de avaliação e as massas documentais acumuladas; Protocolos, arquivoscorrentes e arquivos intermediários.Arquivos Permanentes: 1 Conceitos, objetivos, atividades, organização e acesso. Identificação de fundos documentais,princípios e sistemática de arranjo. 2 Normas de Descrição Arquivísticas: normas ISAD(G) e norma NOBRADE. 3 Instrumentos de pesquisa: guia,inventário, catálogo e índice.Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados: 1 Lei nº 8.159/1991 (Lei de Arquivos) e Legislações arquivísticas brasileira.Preservação e Conservaçãode Documentos: 1 Fatores de deterioração dos documentos; Políticas de Preservação, etapas de um processo de conservação; Conservação Preventiva; Preservação de documentos: particularidades,características, métodos e técnicas para conservação.Tecnologias aplicadas aos Arquivos: 1 Preparação de documentos de arquivospara microfilmagem e conservação e utilização do microfilme.3.4 ADMINISTRADOR(CÓDIGO400):Administração Geral: 1 Evolução da administração. 1.1 principais abordagens da administração(clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública. 1.3Governança, governabilidade e accountability na Administração Pública. 1.4 Transparência na Administração Pública. 1.5Processos participativos de gestão pública. 1.6 Qualidade na Administração Pública. 1.7 Gestão por resultado na produção de serviços públicos. 1.8 Plano de Reforma do Aparelho do Estado. 2 Processo administrativo. 2.1 Funções de administração: planejamento,organização,direção e controle. 2.2 Processo de planejamento. 2.2.1 Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT, matrizGUT e ferramenta 5W2H. 2.2.2Análise competitiva eestratégias genéricas. 2.2.3 Redes e alianças. 2.2.4 Planejamento tático. 2.2.5Planejamento operacional. 2.2.6 Administração por objetivos. 2.2.7Balancedscorecard. 2.2.8 Processo decisório. 2.3 Organização. 2.3.1Estrutura organizacional. 2.3.2 Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo. 2.3.3 Organização informal. 2.3.4 Cultura organizacional. 2.4 Direção. 2.4.1 Motivação e liderança. 2.4.2 Comunicação. 2.4.3 Descentralização e delegação.2.5 Controle. 2.5.1 Características. 2.5.2 Tipos, vantagens e desvantagens. 2.5.3 Sistema de medição de desempenho organizacional. 3Gestão de pessoas. 3.1 Equilíbrio organizacional. 3.2 Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. 3.3 Recrutamento e seleção de pessoas. 3.3.1 Objetivos e características. 3.3.2 Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. 3.3.3 Principais técnicas de seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens. 3.4 Análise e descrição de cargos. 3.5 Capacitação de pessoas. 3.6 Gestão de desempenho. 3.7 Gestão por competências. 4 Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. 4.1Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. 4.2 Ferramentas de gestão da qualidade. 5.Gestão de projetos. 5.1Elaboração, análise e avaliação de projetos. 5.2 Principais características dos modelos de gestão de projetos. 5.3 Projetos e suas etapas.6 Gestão de processos. 6.1 Conceitos da abordagem por processos. 6.2 Técnicas de mapeamento,análise e melhoria de processos. 6.3Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. 6.4 BPM.7Orçamento público.7.1 Princípios orçamentários.7.2Diretrizes orçamentárias.7.3 Processo orçamentário.7.4 Métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público; normas legais aplicáveis.7.5 SIDOR e SIAFI.7.6 Receita pública: categorias, fontes, estágios; dívida ativa.7.7 Despesa pública: categorias, estágios.7.8Suprimento de fundos.7.9 Restos a pagar.7.10 Despesas de exercícios anteriores.7.11 A conta única do Tesouro.8Licitação pública.8.1 Modalidades, dispensa e inexigibilidade.8.2 Pregão.8.3 Contratos e compras.8.4 Convênios e termos similares.8.5 Lei nº8.666/1993.8.6 Lei nº10.520/2002.35-PROCURADOR JURÍDICO(CÓDIGO401):Direito Administrativo: 1 Introdução ao Direito Administrativo.1.1 Origem, naturezajurídica e objeto do Direito Administrativo. 1.2 Os diferentes critérios adotados para a conceituação do Direito Administrativo. 1.3 Fontes do Direito Administrativo. 2 Regimejurídico?administrativo. 2.1 Conceito. 2.2 Conteúdo: supremacia do interesse público sobreo privado e indisponibilidade, pela Administração, dos interesses púbicos. 2.3 Princípios expressos e implícitos da Administração Pública. 3 Organização administrativa. 3.1 Centralização, descentralização, concentração e desconcentração. 3.2 Administração direta.3.2.1 Conceito. 3.2.2Órgão público: conceito; teorias sobre as relações do Estado com os agentespúblicos; características e classificação. 3.3 Administração indireta. 3.3.1Conceito. 3.3.2 Autarquias. 3.3.3 Agências reguladoras. 3.3.4 Agências executivas. 3.3.5Fundações públicas. 3.3.6 Empresas públicas. 3.3.7 Sociedades de economia mista. 3.3.8 Consórcios públicos. 3.4 Entidades paraestatais e terceiro setor. 3.4.1 Serviço s sociais autônomos. 3.4.2 Entidades de apoio. 3.4.3 Organizações sociais. 3.4.4 Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). 4 Atos administrativos. 4.1 Conceito.4.2 Fatos da administração, atos da administração e atos administrativos. 4.3 Requisitos ou elementos. 4.4 Atributos. 4.5 Classificação. 4.6 Atos administrativos em espécie. 4.7 Extinção dos atos administrativos: revogação, anulação e cassação. 4.8 Convalidação. 4.9 31 Vinculação e discricionariedade. 4.10 Atosadministrativos nulos, anuláveis e inexistentes. 4.11 Decadência administrativa. 5 Processo administrativo. 5.1 Lei nº 9.784/1999. 5.2 Disposições doutrinárias aplicáveis. 6 Poderes e deveres da Administração Pública. 6.1 Poder regulamentar. 6.2 Poder hierárquico. 6.3Poder disciplinar. 6.4 Poder de polícia. 6.5 Dever de agir. 6.6 Dever de eficiência. 6.7 Dever de probidade.6.8 Dever de prestação de contas. 6.9 Abuso do poder. 7 Controle da Administração Pública. 7.1 Conceito. 7.2 Classificação das formas de controle. 7.2.1Conforme a origem. 7.2.2 Conforme o momento a ser exercido. 7.2.3 Conforme a amplitude. 7.3 Controle exercido pela AdministraçãoPública. 7.4 Controle legislativo. 7.5 Controle judicial. 8 Improbidade administrativa. 8.1 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 8.2Disposições doutrinárias aplicáveis. 9 Agentes públicos. 10 Licitações. 10.1 Legislação pertinente. 10.1.1 Lei nº 8.666/1993 e suasalterações. 10.1.2 Lei nº 10.520/2002 e demais disposições normativas relativas ao pregão. 10.1.3 Decreto nº 7.892/2013 (Sistema de Registro de Preços). 10.1.4 Lei nº 12.462/2011 e suas alterações (Regime Diferenciado de Contratações Públicas). 10.1.5 Fundamentosconstitucionais. 10.2 Disposições doutrinárias. 10.2.1 Conceito. 10.2.3 Objeto e finalidade. 10.2.4 Destinatários. 10.2.5 Princípios. 10.2.6Contratação direta: dispensa e inexigibilidade. 10.2.7 Modalidades. 10.2.8 Tipos. 10.2.9 Procedimento. 10.2.10 Anulação e revogação.10.2.11 Sanções administrativas. 11 Contratos administrativos. 11.1 Legislação pertinente.11.1.1 Lei nº 8.666/1993 e suas alterações.11.1.2 Lei nº 11.107/2005 e Decreto nº 6.017/2007 (Consórcios Públicos). 11.2 Disposições doutrinárias. 11.2.1 Conceito. 11.2.2Características. 11.2.3 Vigência. 11.2.4 Alterações contratuais. 11.2.5 Execução, inexecução e rescisão. 11.2.6 Convênios e instrumentos congêneres. 11.2.7 Consórcios Públicos. 12 Desapropriação: conceito, características, fundamentos, requisitosconstitucionais,objeto, beneficiários, indenização e seu pagamento, desapropriação indiretae por zona. 13 Jurisprudência aplicada dos tribunais superiores.Direito Constitucional: 1 Constituição. 1.1 Conceito, objeto, elementos e classificações. 1.2 Supremacia da Constituição. 1.3 Aplicabilidade das normas constitucionais. 1.4Interpretação das normas constitucionais. 1.4.1 Métodos, princípios e limites. 2 Princípios fundamentais. 3 Direitos e garantias fundamentais. 3.1 Direitos e deveres individuais e coletivos. 3.2 Habeas corpus,mandado de segurança, mandado de injunção e habeas data. 3.3 Direitos sociais. 3.4 Nacionalidade. 3.5 Direitos políticos. 3.6 Partidos políticos. 4 Organização do Estado. 4.1 Organização político?administrativa. 4.2 Estado federal brasileiro. 4.3 A União. 4.4 Estados federados. 4.5 Municípios. 4.6 O Distrito Federal. 4.7 Territórios. 5 Administração Pública. 5.1 Disposições gerais. 5.2 Servidorespúblicos. 6 Organizaçãodos poderes no Estado. 6.1 Mecanismos de freios e contrapesos.6.2 Poder Legislativo. 6.2.1 Estrutura,funcionamento e atribuições. 6.2.2 Fiscalização contábil, financeira eorçamentária. 6.2.3 Tribunal de Contas da União (TCU). 6.4 PoderJudiciário. 6.4.1 Disposições gerais. 6.4.2 Órgãos do Poder Judiciário. 6.4.2.1 Organização ecompetências . 6.4.3 Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 7Funções essenciais à Justiça. 7.1 Ministério Público. 7.2 Advocacia Pública. 7.3 Defensoria Pública. 8 Defesa do Estado e das instituições democráticas. 9. Sistema Tributário Nacional. 10 Finanças públicas. 10.1 Normas gerais. 10.2 Orçamentos. 11 Ordem econômica e financeira. 11.1 Princípios gerais da atividade econômica. 11.2 Sistema Financeiro Nacional. 12 Poder constituinte. 12.1Características. 12.2 Poder constituinte originário. 12.3 Poder constituinte derivado. 13 Controle da constitucionalidade. 14Jurisprudência aplicada dos tribunais superiores.Direito Civil: 1 Lei: vigência, aplicação da lei no tempo e no espaço,integração e interpretação. 2 Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. 3 Pessoas naturais e jurídicas: personalidade, capacidade, direitos depersonalidade. 4 Domicílio. 5 Bens:conceito e espécies. 6 Fatos e atos jurídicos: negócios jurídicos,requisitos, defeitos dos negóciosjurídicos, modalidades dos negócios jurídicos, forma e prova dos atos jurídicos, nulidade e anulabilidade dos negócios jurídicos, atosilícitos, abuso dedireito, prescrição e decadência, caso fortuito e força maior. 7 Direitos reais. 7.1 Espécies. 8 Direito de família: direitopessoal, casamento,relações de parentesco, direito patrimonial, regime de bens entre os cônjuges, usufruto e administração dos bensde filhos menores, alimentos, bem de família, união estável, tutela e curatela. 9 Direito das sucessões: sucessão em geral, sucessãolegítima,sucessão testamentária, inventário e partilha.10 Direito das obrigações: modalidades, transmissão, adimplemento e extinção,inadimplemento. 11 Contratos: formação, teoria da imprevisão, evicção, vícios redibitórios, extinção e espécies. 12 Responsabilidade civil, inclusive por danos causados ao ambiente, ao consumidor e a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico e paisagístico.13 Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990).14 Registros públicos. 15 Contratos Bancários: depósito bancário,mútuo bancário, desconto bancário, abertura de crédito.25 Contrato de Seguro. 26 Jurisprudência aplicada dos tribunais superiores.Direito Processual Civil: 1 Lei nº 13.105/2015Novo Código de Processo Civil. 2 Normas processuais civis.3 Jurisdição . 4 Ação. 4.1 Conceito, natureza, elementos ecaracterísticas. 4.2 Condições da ação. 4.3 Classificação. 5 Pressupostos processuais.6 Preclusão.7 Sujeitos do processo. 7.1 Capacidade processual e postulatória. 7.2 Deveres das partes e procuradores.7.3 Despesas, dos honoráriosadvocatícios e das multas. 7.4 Procuradores. 7.5 Sucessão das partes e dos procuradores.8 Litisconsórcio. 9 Intervenção de terceiros.10 Pode res, deveres e responsabilidade do juiz. 11 Ministério Público. 12 AdvocaciaPública. 13 Defensoria Pública. 14 Atos processuais.14.1 Forma dos atos. 14.2 Tempo e lugar. 14.3 Prazos. 14.4 Comunicação dos atos processuais. 14.5 Nulidades.14.6 Distribuição e registro. 14.7 Valor da causa. 15 Tutela provisória. 16 Formação, suspensão e extinção do processo.17 Processo de conhecimento e do cumprimento de sentença.17.1 Procedimento comum. 17.2 Disposições Gerais. 17.3 Petição inicial. 17.4 Improcedência liminar do pedido. 17.5 Contestação, reconvenção e revelia. 17.6 Julgamento conforme o estado do processo.17.7 Provas. 17.8 Sentença e coisa julgada.18 Processos de execução. 19 Processos nos tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais.19.1 Disposições gerais. 19.2 Ordem dos processos. 19.3 Incidente de Assunção de Competência. 19.4 Incidente de Arguição de Inconstitucionalidade .19.5 Conflito de competência. 19.6 Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas. 19.7 Reclamação. 20 Recursos.21 Recursos para os tribunais superiores. 21.1 Recurso ordinário. 21.2 Recursos extraordinário e especial. 21.3 Julgamento dos recursos extraordinário e especial repetitivos. 21.4 Agravo em recursos extraordinário e especial. 21.5 Embargos de divergência.22 Mandado de segurança. 23 Ação civil pública. 24 Jurisprudência aplicada dos tribunais superiores. 3.6 CONTA DOR (CÓDIGO 402:Contabilidade Geral : 1 Resolução CFC nº 1.374/2011 -NBC TG ESTRUTURA CONCEITUALEstrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro .2 Patrimônio: Componentes Patrimoniais Ativo, Passivo ePatrimônio Líquido. 3 Fatos contábeis e respectivas variações patrimoniais. 4 Contas patrimoniais e de resultado. 5 Teorias, funções eestrutura das contas. 6 Apuração de resultados; Sistemas de contas e plano de contas;Demonstrações contábeis; Análise das demonstrações contábeis; Lei nº 6.404/1976 e suas alterações.Contabilidade Pública:1 Conceito, objeto, objetivo, campo de atuação.2 Variações Patrimoniais: Variações Ativas e Passivas, Orçamentárias e Extraorçamentárias.3 Plano de Contas Único do GovernoFederal: conceito; Estrutura Básica: ativo, passivo, despesa, receita, resultado diminutivo, resultado aumentativo, estrutura das contas,características das contas. 4 Contabilização dos Principais FatosContábeis: previsão da receita, fixação da despesa, descentralização de créditos,liberação financeira, realização da receita e despesa. 5 Balancete: características, conteúdo e forma. 6 DemonstraçõesContábeis: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro; Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais; Noções de SIAFI Sistema deAdministração Financeira da Administração Pública Federal. 7 Lei nº 4.320/1964 e suas alterações.