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Apostila CRM PR 2018

  • Conselho Regional de Medicina do Paraná

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Apostila CRM PR 2018 - Conselho Regional de Medicina do Paraná 
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em CD ou por download contempla conhecimentos básicos e específicos (Teoria)
em arquivos Pdf protegidos separados por tópicos de acordo com o Edital Nº01/2018
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Não contem exercícios somente provas gabaritadas.
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Dispomos de dois formatos para a Apostila CRM PR:
download ou em cd para leitura e impressão (sendo a impressão a critério e custo do cliente).
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O material é protegido por direitos autorais, impossibilitando cópia ou alteração.
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Não é permitida a cópia do material presente no link ou cd.
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A tentativa de cópia danificará os arquivos e o próprio cd.
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 Neste caso, a nossa empresa não promoverá troca ou envio de novo material.
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Não há índice geral na Apostila CRM PR.
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Cada tema é abordado em um arquivo PDF diferente de acordo com os tópicos exigidos na ordem do edital 01/2018.
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concurso público  CRM PR 2018 - Conselho Regional de Medicina do Paraná - oferta:
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 4 vagas imediatas, mais cadastro reserva, em funções de todos os níveis de escolaridade;
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Inscrições:  até 1 de maio de 2018.
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O valor da inscrição de R$ 30,00, R$ 55,00 e R$ 70,00.
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Rendimento inicial: R$ 1.398,41 até R$ 6.669,34;
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Data da prova objetiva: 27 de maio de 2018.
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Edital nº01/3/2018 Concurso CRM PR 2018

http://cdn.quadrix.org.br/web/visualizar.html?file=http://cdn.quadrix.org.br/Archives/General/18857/19097/19099/C12ACC8CB6A3/1_CRM-PR_Concurso_P%C3%BAblico_2018_edital_1.pdf
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Atenção às informações abaixo antes de finalizar a compra da apostila 2018:
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Não vendemos apostilas impressas, somente apostilas via download ou em cd  para leitura em
PC e impressão para o cliente imprimir se desejar.
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Documentos institucionais e dispositivos legais sugeridos no edital do Concurso Público CRM PR 2018
são apresentados na íntegra e sem comentários em nossas apostilas.
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Estes conteúdos e textos legais também estão disponíveis na internet, conforme os links mencionados no próprio edital.
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A apostila CRM PR 2018 não deve ser entendida como forma de suprir a formação do candidato exigida no
edital 01/2018; mas como instrumento revisional de conteúdos.
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Não enviamos amostras de conteúdo.
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Nossa apostila Concurso CRM PR  é de acordo com o edital 2018.
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ENVIO DA APOSTILA CRM PR 2018 / CONDIÇÕES:
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Temos duas Modalidades: Primeira: pelos correios:
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Apostila CRM PR 2018 em CD enviada pelos correios.
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Prazos para recebimento do cd.
Frete Econômico:
Prazo de entrega dos Correios em até 7 dias úteis após a postagem por meio de
Carta registrada no valor fixo R$10,00.
PAC: Prazo de entrega dos Correios é de até 12 dias úteis seguintes ao da postagem.
Seu produto será enviado assim que confirmado o pagamento.
Sedex: Prazo de Entrega dos correios para Capitais de 2 a 4 dias úteis.
Interior 3 a 5 dias úteis.
//--//
Importante: Caso desejar agilidade na entrega, escolha a opção via sedex.
//--//
Cliente, favor cadastrar corretamente os dados para o envio, pois, se os correios devolverem,
o reenvio da postagem só ocorrerá mediante ao pagamento do frete novamente.
//--//
No endereço informado há necessidade de ter alguém para receber a Apostila  2018 em Cd.
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Segunda: por E-mail:
Nesta forma de envio, o cliente receberá o link para download do conteúdo em até 2 dias úteis,
após a confirmação do pagamento e da ciência do cliente sobre as condições da compra.
//--//
Há necessidade de informar um e-mail hotmail ou gmail para compartilhamento dos arquivos
(Google drive ou Onedrive).
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Face a impossibilidade de devolução do recebimento/conteúdo e da existência de direitos autorais,
esta modalidade não suporta cancelamento e estorno do pagamento.

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Oferecemos suporte total ao candidato, inclusive, tirando dúvidas após a aquisição
do material, isto é, durante o período de estudo para concurso CRM PR  2018.

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Atenção:
O nosso material é protegido pela Lei dos Direitos Autorais e possui marca d´água em todas as páginas.
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O prazo de 2 dias não é computado nos finais de semana.
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PROVAS DE CONCURSOS ANTERIORES DA ÁREA COMO CORTESIA:
Em anexo, como CORTESIA, enviaremos um arquivo de provas gabaritadas da área
 de atuação (do Cargo) já aplicadas em outros concursos públicos dentre as
diversas organizadoras de concursos públicos e não são comentadas.
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Nosso foco não é o envio de provas, uma vez, que todas as provas estão disponíveis nas
organizadoras de concursos públicos, ou seja, na Web.
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E, também, pode acontecer de ter somente uma prova da área de atuação (do cargo) do próprio concurso já
aplicada ou não ter prova disponível, se for o primeiro concurso.
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Sendo assim, enviaremos provas disponíveis de outros concursos.
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Os arquivos das provas são zipados. Há necessidade de ter instalado na máquina o programa Winrar
(descompactador de arquivos zipados).
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Conteúdo da Apostila CRM PR referente ao último Edital 2018 publicado:

 http://cdn.quadrix.org.br/web/visualizar.html?file=http://cdn.quadrix.org.br/Archives/General/18857/19097/19099/C12ACC8CB6A3/1_CRM-PR_Concurso_P%C3%BAblico_2018_edital_1.pdf

LÍNGUA PORTUGUESA:
1.Interpretação de texto.2Sinônimos e antônimos.3Ortografia oficial.4Pontuação.5Substantivo e adjetivo:
flexão de gênero, número e grau.6Verbos: regulares, irregulares e auxiliares.
7Concordância: verbal e nominal.8Emprego de pronomes.9 Emprego de preposições e conjunções.

 MATEMÁTICA:
1 Números naturais: operações e propriedades.2 Números inteiros: operações e propriedades.
3 Números racionais;
representação fracionária decimal: operações e propriedades.
4 Resolução de problemas.5 Regras de três simples.
6 Porcentagem: Equação do 1ºgrau.
7.Sistema métrico decimal: medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade.
8.Compreensão de estruturas lógicas.
9.Fundamentos de matemática.

CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES

ATUALIDADES: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídric
os, segurança, transportes, política, economia,
sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

COPEIRA

1.Noções de higiene pessoal e ambiental; ética no trabalho; relacionamento interpessoal.
2.Noções de higiene e microbiologia dos alimentos.
3.Noções de operação e higienização de equipamentos e utensílios de cozinha industrial.
4.Noções de controle de qualidade dos alimentos (recebimento e armazenamento de produtos;
pré-preparo e preparo de alimentos seguros; perigos que afetam os
alimentos; combate às pragas).
5.Equipamentos de proteção individual (EPI).

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA (para todos os cargos):
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e
gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos
de referenciação,substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais.
5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coorden
ação entre orações e entre termos da oração. 5.3Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.
5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal
e nominal. 5.6Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de cras
e. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto.
6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações
e de períodos do texto.6.4 Reescrita de textos
de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da
República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao ti
po de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO (para todos os cargos):
1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabil
idade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números
naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções
(grandezas diretamente proporcionais,grandezas inversamente proporcionais, porcentagem,
regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de
estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA 

CÓDIGO 300: Técnico em Tecnologia da Informação, CÓDIGO 401: Analista de Tecnologia
da Informação eCÓDIGO408: Programador de Tecnologia da Informação):
1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas,
aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféri
cos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema opera
cional (ambiente Windows,versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intran
et. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico: MS Outlo
ok. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos par
a segurança (antivírus, firewall, antispyware etc). 12 Procedimentos de backup.

LÍNGUA INGLESA (somente para os cargos de
CÓDIGO 300: Técnico em Tecnologia da Informação, CÓDIGO 401: Analista de Tecnologia da
Informação e CÓDIGO 408: Programador deTecnologia da Informação):
1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos.

CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA CFM/CRMs (somente para os cargos:CÓDIGO
200 Agente Operacional; CÓDIGO 201 Operador de Áudio e Vídeo; 300 Técnico em Tecnologia da Informação;
CÓDIGO 401 Analista de Tecnologia da Informação; CÓDIGO 408 Programador de Tecnologia da Informação):
Lei nº 3.268/57. Lei nº 11.000/04. Decreto nº 44.045/58. Decreto nº 20.931/32. Lei nº 8.666/93 (licitações, contratos, pregão, ata de
registro de preços). Regimento Interno do CRM-PR.E todas as atualizações das legislações citadas.

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA CFM/CRMs (somente para os cargos:CÓDIGOS 202 a 217 Profissional de Suporte Administrativo;
CÓDIGO 400 Advogado;CÓDIGO 402 Bibliotecário; CÓDIGO 403 Contador; CÓDIGO 404 Designer; CÓDIGO 405 Jornalista;
CÓDIGO 409 Revisor de texto): Lei nº3.268/57. Lei nº11.000/04.Lei nº6.839/80.Lei nº6.681/79.Lei nº9.656/98. Lei nº8.666/93 (licitações, contratos, pregão, ata de
registro de preços). Decreto nº44.04 5/58. Decreto nº20.931/32. Código de Ética Médica.Código de Processo Ético Profissional. Regimento Interno do
CRM-PR. Resolução CFM nº2010/13 (manual de procedimentos administrativos PF/PJ) . Resolução CFM nº 2148/16 e nº2162/17 (especialidades).
Resolução CFM nº1832/08 (cidadão estrangeiro e brasileiro formados em Medicina por faculdades estrangeiras).Resolução CFMnº2147/16 (Diretor Técnico e Clínico).
Resolução CFM nº 1980/11 (inscrição PJ).Resolução CFM nº 997/80 (inscrição PJ).Resolução CFM nº 2152/2016 (Comissão de Ética Médica). Resolução CRM-
PR nº 205/2017 (Estabelece as diretrizes gerais para a elaboração de Regimentos Internos das instituições de assistência médica do Paraná).
E todas as atualizações das legislações citadas.

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA CFM/CRMs (somente para os cargos de CÓDIGOS 406/407:Médico Fiscal):
1Resoluções do CFM: Resolução CFM nº 997/80 (inscrição PJ).Resolução CFM nº 1451/95 (Estruturas para o atendimento em pronto-
socorro). Resolução CFM nº 1481/97 (Diretrizes sobre o Regimento Interno do Corpo Clínico). Resolução CFM nº 1490/98
(Composição da equipe cirúrgica). Resolução CFM nº 1595/00 (Proíbe a vinculação da prescrição médica).
Resolução CFM nº 1598/00 e nº 1952/10 (Responsabilidades médicas com as pessoas com transtornos mentais). Resolução CFM nº 1605/00
(Dispõe sobre o sigilo das informações no prontuário). Resolução CFM nº 1638/02 (Define prontuário médico,
comissão de prontuário). Resolução CFM nº 1701/03 (Propaganda em medicina). Resolução CFM nº 1802/06 (Dispõe sobre a prática
do ato anestésico). Resolução CFM nº1821/07 (Digitalização e guarda de informações). Resolução CFM nº 1832/2008 (cidadão estrangeiro e brasileiro
formados em Medicina por faculdades estrangeiras). Resolução CFM nº 1886/08 (Regulamenta a prática de atos cirúrgicos ambulat
oriais). Resolução CFM nº 1897/09 (Código Processo Ético Profissional). Resolução CFM nº 1974/11 (Manual de publicidade médica). Resolução CFM nº
1980/11 (inscrição PJ). Resolução CFM nº 2004/12 (Procedimentos diagnósticos e terapêuticos da prática ortomolecular ou outros ass
emelhados). Resolução CFM nº 2007/13 (Exigência de título de especialista). Resolução CFM n° 2010/2013 (manual de procedimentos administrativos PF/
PJ). Resolução CFM nº 2056/13, e alterações posteriores (Disciplina os departamentos de Fiscalização nos Conselhos Regionais de Medicina e dá outras providências).
Resolução CFM nº 2062/13 (Interdição ética). Resolução CFM nº 2073/14 (Nova redação do Anexo II da Resolução CFM nº 2056/13).
Resolução CFM nº2077/14 (Normatização do funcionamento dos Serviços Hospitalares de Urgência e Emergência). Resolução CFM nº 2079/14 (Normatização do
funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento-UPAs 24h e congêneres). Resolução CFM nº 2110/14, e alterações posteriores (Normatização
do funcionamento dos Serviços Pré-Hospitalares Móveis de Urgência e Emergência). Resolução CFM nº 2114/14 (Altera o texto do art. 1º, parágrafos
primeiro e segundo, da Resolução CFM nº 2007/2013). Resolução CFM nº 2120/15 (Altera o Anexo I da Resolução CFM nº 2062/13).
Resolução CFM nº2126/15 (Altera as alíneas c e f do art. 3º, o art. 13 e o Anexo II da Resolução CFM nº 1974/11). Resolução CFM nº 2136/15 (Proce
dimento de monitorização neurofisiológica intraoperatória como ato médico exclusivo).
Resolução CFMnº2148/2016 e nº2162/2017 (especialidades). Resolução CFM nº 2147/16 (Diretor Técnico e Clínico).
Resolução CFM nº 2152/2016 (Comissão de Ética Médica).
Resolução CFM nº 2153/16 (Altera o anexo I da Resolução CFM nº 2056/2013 e dispõe sobre a nova redação do manual de vistoria e
fiscalização da medicina no Brasil. Altera o texto do anexo II da Resolução CFM nº 2057/2013 e revoga o anexo II
da Resolução CFM nº 2056/2013 e o anexo II da Resolução CFM nº 2073/2014). Res
olução CFM nº
2156/16 (Critérios de admissão e alta em unidade de ter
apia intensiva). Resolução CFM nº 2169/17 (Responsabilidades dos médicos e laboratórios em
relação aos procedimentos diagnósticos de Patologia e dá outras providências).
Resolução do CRM-PR:Resolução CRM-PR nº 205/2017 (Estabelece as diretrizes gerais para a elaboração de
Regimentos Internos das instituições de assistência médica do Paraná).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

AGENTE OPERACIONAL
(CÓDIGO200):
Conservação, uso e armazenamento de materiais e equipamentos usados na manutenção predial,
elétrica, hidráulica, rede estruturada de informática e telefonia; noções de segurança individual, coletiva e de instalações;
principais unidades de medida: metro, litro, quilograma, graus celsius (temperatura); conhecimento de equipamentos, normas de segura
nça e manutenção; tipos e uso de EPI (equipamentos de proteção individual) e legislação específica.

OPERADOR DE ÁUDIO E VÍDEO(CÓDIGO201):
Sistemas de áudio e câmeras de vídeo; Noções avançadas de sonorização e iluminação
(equalização, balanço de branco etc); Noções avançadas de filmagem e captura de áudio/vídeo; Noções avançadas de operação de mesas de
edição e corte de áudio e vídeo (Videonics); Noções avançadas de informática (aplicativos de áudio e vídeo); Noções avançadas
de transmissões via web (plataforma adobe connect); Noções avançadas de encoding, compressão e diferentes formatos de vídeo; Conhecimentos de opera
ção dos seguintes softwares: adobe connect, Final Cut Express, iMovie, Cleaner XL, Windows Media Encoder, Windows Media Server,
Quicktime,RealPlayer, Open Broadcast Software e Open Broadcast Software (OBS).

PROFISSIONAL DE SUPORTE ADMINISTRATIVO(CÓDIGO S202 a 217):
Atendimento com qualidade (público interno e externo). Uso de equipamentos de escritórios: materiais de consumo,
fax, máquinas de calcular, copiadora, impressora e periféricos do computador.
Serviço postal brasileiro: características, tipos de serviços e limitações. Operações bancárias: aplicações financeiras, empréstimos, câmbio
, cadastro, cartões de crédito, cheques, tarifas, transferências e serviços de cobrança. Operações com cartórios: conceitos e características. Noções sobre arquivo:
conceitos básicos e técnicas de arquivamento. Noções sobre correspondência oficial e comercial: tipos de documentos, abreviações e formas de
tratamento. Princípios básicos da administração. Administração pública: princípios básicos, estrutura, tipos de entidades e o rganização. Rotinas do
setor de pessoal: admissão, demissão, CLT, FGTS, contribuição sindical, impostos e cálculos trabalhistas. Fluxograma e organograma: conceitos,
símbolos e usos. Noções de licitação: princípios, definições, e hipóteses de dispensa e inexigibilidade. Contratos com a administração pública:
conceitos, formalização, alteração, execução, inexecução e rescisão. Noções sobre administração de estoque: características e gestão. Gestão da
qualidade: conceitos e ferramentas. Organização de eventos e solenidades.

TÉCNICO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(CÓDIGO300):
Conhecimentos Básicos em Hardware e Software:Conceitos, fundamentos,
montagem e manutenção de hardware e software; sistemas operacionais. MS-Windows XP/Seven e Linux. Redes de Computadores e Segurança:
Conceitos, fundamentos, arquitetura, meios de transmissão; redes LAN e WAN;políticas de backup/restore; anti-vírus. Análise e Desenvolvimento
de Sistemas: Lógica de programação: algoritmos, fluxogramas, programação orientada a objetos, depuração. Organização da informação:
estruturas de dados, arquivos e registros, bancos de dados. Linguagens de BD: SQL. Banco de dados: fundamentos de gerência de banco de dados
relacional, conceitos, componentes, funcionamento, segurança e integridade, código armazenado (stored procedures e triggers) (My-
SQL,ORACLE). Internet/Intranet: Correio eletrônico: IMAP, SMTP,controle de SPAM. Serviços de diretórios e LDAP. Servidores web: Apache.
Tecnologias web: AJAX, Webservices (XML, RSS), CSS, DHTML. Linguagens de programação para web: php, javascript, HTML.

ADVOGADO(CÓDIGO400):
Direito Administrativo: 1 Estado, governo e administração pública. 1.1 Conceitos. 1.2 Elementos. 2 Direito
administrativo. 2.1 Conceito. 2.2 Objeto. 2.3 Fontes. 3 Ato administrativo. 3.1 Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. 3.2 Extinção
do ato administrativo: cassação,anulação, revogação e convalidação. 3.3 Decadência administrativa. 4 Agentes públicos. 4.1 Disposições
constitucionais aplicáveis. 4.2 Disposições doutrinárias. 4.2.1 Conceito. 4.2.2 Espécies. 4.2.3 Cargo, emprego e função pública. 4.2.4 Provimento. 4.2.5
Vacância. 4.2.6 Efetividade, estabilidade e vitaliciedade. 4.2.7 Remuneração. 4.2.8 Direitos e deveres. 4.2.9 Responsabilidade. 4.2.10
Processo administrativo disciplinar. 5 Poderes da administração pública. 5.1 Hierárquico, disciplinar, regulamentar e depolícia. 5.2 Uso e abuso do
poder. 6 Regime jurídico? administrativo. 6.1 Conceito. 6.2 Princípios expressos e implícitos da administração pública. 7 Responsabilidade civil do
Estado. 7.1 Evolução histórica. 7.2 Responsabilidade civil do Estado no direitobrasileiro. 7.2.1 Responsabilidade por ato comissivo do Estado. 7.2.2
Responsabilidade por omissão do Estado. 7.3 Requisitos para a demonstração da responsabilidade do Estado. 7.4 Causas excluden
tes e atenuantesda responsabilidade do Estado. 7.5 Reparação do dano. 7.6 Direito de regresso. 8 Serviços públicos. 8.1 Conceito. 8.2 Elementos constitutivos.
8.3Formas de prestação e meios de execução. 8.4 Delegação: concessão, permissão e autorização. 8.5 Classificação. 8.6 Princípios. 9 Organização
administrativa. 9.1 Centralização, 51 descentralização, concentração e desconcentração. 9.2 Administração direta e indireta. 9.3 Autarquias,
fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. 9.4 Entidades paraestatais e terceiro setor: serviços sociais autônomos, entidades
de apoio, organizações sociais, organizações da sociedade civil de interesse público. 10 Controle da administração pública. 10.1 Controle exercido
pela administração pública. 10.2 Controle judicial. 10.3 Controle legislativo. 10.4 Improbidade administrativa: Lei nº 8.429/92. 11 Processo administrativo.
11.1 Lei nº 9.784/99. 12 Licitações e contratos administrativos. 12.1 Legislação pertinente. 12.1.1 Lei nº 8.666/93. 12.1.2 Lei nº10.520/2002 e
demais disposições normativas relativas ao pregão. 12.1.3 Decreto nº 7.892/2013 (sistema de registro de preços). 12.1.4 Lei nº12.462/11
(Regime Diferenciado de Contratações Públicas). Decreto nº 6.170/2007, Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU nº 507/2011 e
Instrução Normativa do STN nº 1/1997 (convênios e instrumentos congêneres). 12.2 Fundamentos constitucionais. 1
3 Legislação: Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente).Direito Constitucional: 1 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1.1 Princípios
fundamentais. 2 Aplicabilidade das normas constitucionais. 2.1 Normas de eficácia plena, contida e limitada. 2.2 Normas programáticas. 3 Direitos
e garantias fundamentais. 3.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos, partidos
políticos. 4 Organização político? administrativa do Estado. 4.1 Estado federal brasileiro, União, estados, Distrito Federal,municípios e territórios.
5Administração Pública. 5.1 Disposições gerais, servidores públicos. 6 Poder Executivo. 6.1 Atribuições e responsabilidades do presidente da
República. 7 Poder Legislativo. 7.1 Estrutura. 7.2 Funcionamento e atribuições. 7.3 Processo legislativo. 7.4 Fiscalização contábil, financeira e
orçamentária. 7.5 Comissões parlamentares de inquérito. 8 Poder Judiciário. 8.1 Disposições gerais. 8.2 Órgãos do poder judiciário.
8.2.1Organização e competências, Conselho Nacional de Justiça 8.2.1.1 Composição e competências. 9 Funções essenciais à justiça. 9.1 Ministério
público, advocacia pública. 9.2Defensoria pública.Direito Processual do Trabalho: 1 Procedimentos nos dissídios individuais. 1.1 Reclamação. 1.2
Jus postulandi. 1.3 Revelia. 1.4 Exceções. 1.5 Contestação. 1.6 Reconvenção. 1.7 Partes e procuradores. 1.8 Audiência. 1.9 Conciliação. 1.10
Instrução e julgamento. 1.11 Justiça gratuita. 2 Provas no processo do trabalho. 2.1 Interrogatórios. 2.2 Confissão e consequências. 2.3
Documentos. 2.4 Oportunidade de juntada. 2.5 Prova técnica. 2.6 Sistemática da realização das perícias. 2.7 Testemunhas. 3 Recursos no processo
do trabalho. 3.1 Disposições gerais. 3.1.1 Efeitos suspensivo e devolutivo. 3.1.2 Recursos no processo de cognição. 3.1.3 Recursos no processo de
execução. 4 Processos de execução. 4.1 Liquidação. 4.2 Modalidades da execução. 4.3Embargos do executado ? impugnação do exequente. 5
Jurisprudência do tribunal superior do trabalho. 5.1 Súmulas e orientações jurisprudenciais. 6 Prescrição e decadência no processo do trabalho. 7
Competência da justiça do trabalho. 8. Rito sumaríssimo no dissídio individual. 9 Comissão prévia de conciliação nos dissídios individuais. 10 Ação
rescisória no processo do trabalho. 11 Mandado de segurança. 11.1 Cabimento no processo do trabalho. 12 Dissídios coletivos.Direito
Previdenciário: 1 Seguridade social. 1.1 Conceito, origem e evolução legislativa no Brasil, organização e princípios. 2 Custeio da seguridade social.
2.1 Receitas, contribuições sociais, salário de contribuição. 3 Regime geral de previdência social. 3.1 Segurados e dependentes. 3.2 Filiação e
inscrição. 3.3 Carência. 3.4 Espécies de benefícios e prestações, disposições gerais e específicas. 3.5 Salário debenefício.
3.6 Renda mensal inicial.3.7 Reajustamento e revisão. 3.8 Prescrição e decadência. 3.9 Acumulação de benefícios. 3.10 Justificação.
3.11 Ações judiciais em matériaprevidenciária. 3.12 Acidente de trabalho. 4 Regime próprio de previdência dos servidores públicos. 5 Contagem recípro
ca de tempo decontribuição e compensação financeira. 6 Previdência complementar.
Direito Civil: 1 Lei de introdução às normas do direito brasileiro. 1.1Vigência, aplicação, obrigatoriedade, interpretação e integração das leis.
1.2 Conflito das leis no tempo. 1.3 Eficácia das leis no espaço. 2 Pessoas 52 naturais. 2.1 Conceito. 2.2 Início da pessoa natural. 2.3 Personalidade.
2.4 Capacidade. 2.5 Direitos da personalidade. 2.
6 Domicílio. 3 Pessoas jurídicas. 3.1 Disposições Gerais. 3.2 Constituição. 3.3 Ex
tinção. 3.4 Sociedades de fato. 3.5 Associações. 3.6 Fundações. 4 Bens imóveis, móveis e públicos. 5 Fato jurídico. 6 Negócio jurídico.
6.1 Disposições gerais. 6.2 Invalidade. 7 Prescrição. 7.1 Disposições gerais.8 Decadência. 9 Obrigações.
9.1 Características. 9.2 Adimplemento pelo pagamento. 9.3 Inadimplemento das obrigações disposições gerais e mora. 10 Contratos. 10.1
Princípios. 10.2 Contratos em geral. 10.3 Disposições gerais. 11 Responsabilidade civil objetiva e subjetiva. 11.1 Obrigação de indenizar. 11.2 Dano
material. 11.3 Dano moral. 12 Lei nº 8.078/90. 12.1 Consumidor. 12.2 Fornecedor. 13 Lei nº 10.741/03 (Estatuto do Idoso). 13.1 Disposições
preliminares. 13.2 Direitos fundamentais.
Direito Processual Civil: 1 Lei nº 13.105/15 (Novo Código de Processo Civil). 1.1 Normas processuais civis. 1.2 Função jurisdicional. 1.3 Ação.
1.3.1 Conceito, natureza, elementos e características. 1.3.2 Condições da ação. 1.3.3 Classificação. 1.4Pressupostos processuais. 1.5 Preclusão. 1.6 Sujeitos do processo.
1.6.1 Capacidade processual e postulatória. 1.6.2 Deveres das partes e procuradores. 1.6.3 Procuradores. 1.6.4 Sucessão das partes e dos procuradores.
1.7 Litisconsórcio. 1.8 Intervenção de terceiros. 1.9 Poderes,deveres e responsabilidade do juiz. 1.10 Ministério Público. 1.11 Advocacia Pública. 1.12 Defensoria pública. 1.13 Atos processuais. 1.13.1 Formados atos. 1.13.2 Tempo e lugar. 1.13.3 Prazos. 1.13.4 Comunicação dos atos processuais. 1.13.5 Nulidades. 1.13.6 Distribuição e registro. 1.13.7Valor da causa. 1.14 Tutela provisória. 1.14.1. Tutela de urgência. 1.14.2 Disposições gerais. 1.15 Formação, suspensão e extinção do processo.1.16 Processo de conhecimento e do cumprimento de sentença. 1.16.1 Procedimento comum. 1.16.2 Disposições Gerais. 1.16.3 Petição inicial.1.16.4 Improcedência liminar do pedido. 1.16.5 Audiência de conciliação ou de mediação.
1.16.6 Contestação, reconvenção e revelia. 1.16.7Audiência de instrução e julgamento. 1.16.8 Providências preliminares e do saneamento.
1.16.9 Julgamento conforme o estado do processo.1.16.10 Provas. 1.16.11 Sentença e coisa julgada. 1.16.12 Cumprimento da sentença.
1.16.13 Disposições Gerais. 1.16.14 Cumprimento. 1.16.15Liquidação.
1.17 Procedimentos Especiais. 1.18 Procedimentos de jurisdição voluntária. 1.19 Processos de execução. 1.20 Processos nos tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais.
1.21 Livro Complementar. 1.21.1 Disposições finais e transitórias. 2 Mandado de segurança. 3 Ação popular. 4 Ação civil pública. 5 Ação de improbidade administrativa.
6 Reclamação constitucional. 7 Lei nº 8.245/91 e suas alterações (Locação de imóveis urbanos). 7.1 Procedimentos. 8 Jurisprudência dos tribunais superiores.
Noções de Direito Penal : 1 Crimes contra a administração pública.2 Crimes relativos à licitação (Lei nº 8.666/93). 3 Crimes contra a fé pública.

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO( CÓDIGO401):
1 Banco de Dados: modelagem conceitual de dados (Modelo de Entidades e
Relacionamentos). 2 Arquiteturas e paradigmas de sistemas de bancos de dados. 3 Modelo relacional: normalização, integridade. 4 Projeto de uma
base de dados relacional. 5 Noções básicas de SQL (create, update, insert, select). 6 Engenharia de software: conceitos gerais, ciclo de vida de
software, análise de requisitos, garantia de qualidade de processo de software, garantia de qualidade do produto, processo de software, testes.
7CMMI (Compability Maturity Model Integration). 8 RUP-Processo Unificado da Rational: conceistos gerais, disciplinas, fases, papéis,
atividades,artefatos, Metodologias Ágeis (eXtreme Programming). 9 Técnicas de estimativa de projetos: APF (análise por pontos de função);
e COCOMO. 10 Análise Orientada à Objetos, principais conceitos: abstração, classes, subclasses, herança e composição,
polimorfismo, identificação de classes primárias; classes derivadas; mensagens e seus tratadores; apresentação; linguagem de modelagem UML.
11 Projeto de sistemas de informação: conceitos fundamentais; planejamento das atividades de análise; projeto de en
trada e de saída; controle de sistemas, PMBOK (Project Management Book of Knowledge).
12 Noções gerais de governança em tecnologia da informação: conceitos básicos de COBIT (Contro
l objectives for information and related techonology) e ITIL (Information tecnology infrastructures library).
13 Acessibilidade e Engenharia de Usablilidade:conceitos básicos de engenharia de usabilidade; critérios, recomendações e
guias de estilo; análise de requisitos de usabilidade; concepção,projeto e implementação de interfaces;
modelo de acessibilidade; recursos técnicos para implementação da acessibilidade em
HTML (W3C, WAI e governo eletrônico). 14 Noções básicas de redes e segurança de dados: autenticação, assinatura digital, criptografia, backup,
firewall, tipos de rede, topologia de rede, controle de acesso, meios de transmissão, serviços de comunicação, redes TCP/IP.

BIBLIOTECÁRIO(CÓDIGO402):
1 Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação, normalização de documentação.
2 Caracterização dos documentos. 3 Indexação. 4 A profissão do bibliotecário legislação.
5 CLASSIFICAÇÃO DECIMAL DE DEWEY (CDD) e/ou
CLASSIFICAÇÃO UNIVERSAL (CDU). 6 Catalogação (AACR), tipos e funções do catálogo.
7 Catalogação descritiva. 8 Problemas de entrada e remissivas.
9 Problemas de cabeçalhos de pessoas e entidades coletivas. 10 Organização e administração da biblioteca. 11 Estrutura
organizacional. 12 Planejamento de bibliotecas e sistemas de informação. 13 Política de seleção e processo de aquisição em bi
bliotecas. 14 Referência: fontes de informação. 15 Estratégia de busca da informação. 16Estudo do usuário. 17 Disseminação da informação.
18 Automação:fundamentos e instrumentos de análise de sistemas.
19 Planejamento da automação. 20 Principais sistemas de informação automatizados nacionais e internacionais.

CONTADOR(CÓDIGO403):
1.Noções básicas de contabilidade geral: fundamentos conceituais de contabilidade: conceito, objeto, finalidade,
usuários e princípios contábeis. Patrimônio: conceito, elementos e equação patrimonial.
Fundamentos conceituais de ativo, passivo, receita e despesa.
Principais demonstrações financeiras.
Conhecimentos específicos de Contabilidade Pública: fundamentos legais e técnicos de contabilidade pública:
conceito, objetivos, princípios, métodos de escrituração e sistemas de contas. Aspectos jurídicos e contábeis do patrimônio público: bens, direitos e
obrigações (dívidas fundada e flutuante). Plano de contas: aspectos gerais e composição do plano de contas. Inventário: conce
ito, princípios, fases e avaliação dos elementos patrimoniais. Demonstrações contábeis-balanços: orçamentário, financeiro e patrimonial, e
demonstração das variações patrimoniais. Instrumentos de planejamento e orçamentos: plano plurianual, lei de diretrizes or
çamentárias e lei orçamentária anual. Orçamento
público: conceito, princípios e conteúdo da proposta orçamentária. Classificações orçamentárias: classificação legal da recei
ta e classificação legal da despesa-classificação institucional, funcional-programática e econômica. Créditos adicionais.
Receita e despesa extraorçamentárias. Execução orçamentária: fases da receita-previsão, lançamento, arrecadação e
recolhimento, e fases da despesa-programação, licitação, empenho, liquidação
e pagamento. Restos a pagar. Aspectos legais da gestão fiscal, conforme preceitos da Lei Complementar n º 101/2000, relativos a: lei de diretrize
sorçamentárias, lei orçamentária anual, programação financeira, metas de resultados nominal e primário, gestão da receita, ges
tão da despesa, gestão patrimonial, escrituração e consolidação das contas. Licitações Lei nº 8.666/93: objetivos, objeto, princípios,
modalidades, condições e critérios para habilitação e julgamento, tipos de licitação e sanções.
Controle da administração pública: controle interno e controle externo. Ética profissional.
Administração de Pessoal: Folha de pagamento e impostos; tabelas de recolhimento FGTS/INSS/IRFF.

DESIGNER(CÓDIGO 404):
Conhecimento de softwares de editoração em suas versões mais a tualizadas: Adobe Creative Suite (Photoshop,
Illustrator, InDesign, Acrobat Pro, Dreamweaver, Premiere Pro), Corel Draw. Conhecimento de técnicas de web design e noções de html e css.
Conhecimento do processo básico de fotografia e tratamento de imagens digitais. Conhecimento em arte final, produção gráfica, processos de
impressão e acabamento. Conhecimento em tipografia e manipulação de fontes. Conhecimento de linguagens gráficas e competência
s estéticas.Identificação e caracterização de diferentes linguagens e formatos de peças de mídia impressa e digital. Visão sistêmica do projeto gráfico (design /
arte / tecnologia). Conhecimento em Teoria do Design, História da arte, Marketing, Estruturas visuais. Noções de desenho e ilustração. Noções de técnicas deanimação.

JORNALISTA(CÓDIGO405):
Compreensão de textos escritos em Língua Portuguesa e Inglesa. Teoria da comunicação: a questão da
imparcialidade e da objetividade; ética; papel social da comunicação; comunicação, conceitos, paradigmas, principa
is teorias; novas tecnologias e a globalização da informação. Legislação em comunicação social: Lei de Imprensa, Código de Ética do Jornalista, regulamentação
da profissão de jornalista, Constituição da República (Título VIII, Capítulo V e suas alterações), Código Brasileiro de Telecomunicações, Código de Ética da
Radiodifusão. Políticas da Comunicação: comunicação pública. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. Técnicas de linguagem jornalística: comunicação para a mídia impressa e eletrônica, organização e convocação de coletivas, sugestão e desenvolvimento de pautas. Elaboração de materiais de divulgação: notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna,pauta, informativo, comunicado, carta, relatório e anúncio. Técnicas de redação jornalística: lead,
sub-lead, pirâmide invertida, release, briefing,mídia training, edição e editoração de houseorgans. Critérios de seleção, redação, revisão e edição. Processo gráfico: concei
to de e ditoração,preparação de originais. Projeto gráfico: tipologia-caracteres e medidas, justificação, mancha gráfica e margens; diagramação e retrancagem:
composição, impressão; planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação.

MÉDICO FISCAL(CÓDIGOS406 e 407):1Exercício Profissional: Os Conselhos de Medicina:
objetivos, finalidades e constituição. Exercício legal e ilegal da medicina.Publicidade médica. Processo ético-disciplinar.
Condições compatíveis com o exercício do ato médico. Princípios e fundamentos da bioética. 2Serviços de Saúde: Organização e administração de serviços de saúde. Fiscalização de estabelecimentos de saúde: papel e funções da vigilância sanitária. Medidas e indicado res da atividade hospitalar e de sistemas de saúde. Sistemas de
regulação hospitalar. 3 Epidemiologia: Conceitos e usos da epidemiologia.
Medidas de ocorrência e de saúde, indicadores de saúde. Método epidemiológico e tipos de estudo.Organização e apresentação de dados -tabelas, gráficos, medidas de tendência central e dispersão. Medidas de associação.Sistema de vigilância epidemiológica.4 Políticas de Saúde: Sistema Único de Saúde: princípios e estratégias, normas básicas operacionais, pacto de indicadores, sistemas de informação e controle social.
Direitos e deveres do paciente. Papel do estado na saúde. Princípios da administração pública. Planejamento e programação em saúde.
Sistemas de saúde complementar e suplementar. 5 Legislação: 5 .1 Saúde:Lei Federal nº 8.080/90 (Lei orgânica da saúde).
Lei Federal nº 8.142/90(Organização do SUS). Decreto Federal nº77.052/76 (Fiscalização sanitária).
Resolução Conselho Nacional de Saúde nº 196/96 e suas atualizações ( Pesquisas envolvendo seres humanos) .
Lei nº9.431/97 (Controle das infecções hospitalares). 6 Portarias Ministeriais e Resoluções ANVISA : MS nº2.048/02 (Atendimento de urgência e emergência).
MTE nº485/05 (NR 32 Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde). MSnº 3 432/98 e n.º 332/00 (Unidades de Tratamento Intensivo).MS nº2.616/98 (Dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção, pelos hospitais do país de Programade Controle de Infecções Hospitalares).Portaria SVS/MS nº 453/98 (Dispões sobre proteção radiológica em radiodiagnóstico) .
Resolução ANVISA RDC nº 50/02 e atualizações pelas RDC nº 51/2011 , nº 307/02 e nº 189/03 (Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação,elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde).Resolução A NVISA RDC nº 33/03 (Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde). Resolução ANVISA RDC nº 57/10 (Dispõe sobre procedimentos hemoterápicos) . Resolução ANVISA RDC nº 283/05 (Aprovao Regulamento Técnico que define normas de funcionamento para as Instituições de longa permanência para idosos, de caráter residencial) .Resolução ANVISA/DC nº 306/04 (Complementação dos procedimentos contidos na RDC nº33/03 relativos ao gerenciamento dos resíduos gerados nos serviços de saúde).
Resolução ANVISA RDC nº 302/05 (Dispõe sobre Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos) .
Portaria MS/GM nº336/02 (Estabelece modalidades para os Centros de Atenção Psicossocial) . Resolução ANVISA RDC nº 220/06 (Regulamenta o funcionamento de bancos de tecidos músculo esqueléticos e de bancos de pele de origem humana). Resolução ANVISA RDC nº 220/04 (Aprova o Regulamento Técnico de funcionamento dos Serviços de Terapia Antineoplásica)
.
Resolução ANVISA RDCnº 154/04,e alterações (Estabelece oRegulamento Técnico para o funcionamento dos Serviços de Diálise).Decreto nº8.081/13 (Programa Mais Médicos).Lei nº 12.842/13 (Dispõe sobre o exercício da Medicina)alterada pela Lei Federal nº 13.270/16.Portaria Interministerial nº 1369/13(Dispõe sobre a implementação do Projeto Mais Médicos).

PROGRAMADOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Java (JSE, JEE, APIS e bibliotecas), JavaScript, Ides de desenvolvimento Eclipse e Netbeans, Spring, Hibernate, Angular 2, Orientação a objetos, servidor de aplicações w
eb (Tomcat, Jboss, Wildfly), repositório de código e versionamento (Git, SVN), Banco de dados Oracle e MySql, REST, Maven, Token, Json, JPA 2.0, BootStrap, Junit, Node, HTML5, CSS.

REVISOR DE TEXTO
Língua Portuguesa:
Ortografia, acentuação e pontuação gráfica; Emprego das classes gramaticais;
Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Compreensão, interpretação e análise crítica de textos; Estruturas
linguísticas, estruturas estilísticas e elementos semânticos do texto; Texto e contexto: análise de textos comparada a elementos sociopolítico culturais do Brasil de ontem e
de hoje; Redação e correspondências oficiais. Redação e técnica; Retórica e teoria da argumentação; Fundamentos de retórica;
Teoria da argumentação: formas de raciocínio; raciocínio e argumento; dedução e indução; o raciocínio categórico
-dedutivo; Vícios de raciocínio; Produção de textos; Sintaxe. Elementos estruturais do texto: frase, oração e período; coordenação e subordinação; parágrafo-padrão e tópico frasal; coesão
textual: anafóricos e articuladores; coerência textual: metarregras da repetição, progressão, não contradição e relação; Aspectos intrínsecos (conteúdo e essência) e extrínsecos (forma e estilo) do texto: qualidades de harmonia, coesão, coerência, concisão, objetividade e clareza, correção gramatical e domínio do tema; vícios de prolixidade, linguagem rebuscada, verbosidade, frases e períodos muito longos, uso exagerado de chavões ou clichês;pensamento superficial; frágil argumentação. Elaboração de resumo e resenha crítica; Funções da Linguagem; Níveis de linguagem; Variação linguística; Gêneros e estilos textuais; Denotação e conotação; Figuras de Linguagem; Redação de textos dissertativos e narrativos. Vícios de linguagem e estilo: colo quialismo, barbarismo, anacronismo, redundância e linguagem estereotipada.

Língua Inglesa:
Estratégias de leitura: compreensão geral do texto; organização e desenvolvimento de ideias, reconhecimento de informações específicas; capacidade de análise e sín
tese; inferência; reconhecimento do vocabulário mais frequente em textos dissertativos; palavras cognatas e falsos cognatos. Estratégias discursivas: tipo de texto;
função e estrutura discursivas; marcadores de discurso; elementos de coesão. Aspectos gramaticais: uso de artigos definidos e indefinidos; tempos e
modos verbais; uso de preposições, conjunções, pronomes e modais; substantivos, adjetivos e advérbios; concordância nominal e verbal; formação e classe de palavras; relações de coordenação e subordinação; voz passiva, discurso direto e indireto. Versão do Português para o Inglês: fidelidade ao texto fonte; correção morfossintática e lexical; Tradução do Inglês para o Português: fidelidade ao texto fonte; correção morfossintática e lexical; Resumo: capacidade de reelaboração de textos em Inglês.3 Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Manual de Redação da Presidência da República: para elaboração e formatação de textos formais, (margem, fonte, espaço, alinhamento, rodapé, citações diretas e indiretas,bibliografia).

 
Opinião dos consumidores
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