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Apostila EBSERH 2018 Analista Administrativo

  • Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares EBSERH - Selecione a especialidade

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                  Mais informações sobre este produto
                Apostila EBSERH 2018 Analista Administrativo - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
                //--//
                em CD ou por download contempla conhecimentos básicos e específicos (Teoria)
                em arquivos Pdf protegidos separados por tópicos de acordo com o Edital Nº4/20118.

                //--//
                Não contem exercícios somente provas gabaritadas.
                //--//
                Dispomos de dois formatos para a Apostila EBSERH:
                download ou em cd para leitura e impressão (sendo a impressão a critério e custo do cliente).
                //--//
                O material é protegido por direitos autorais, impossibilitando cópia ou alteração.
                //--//
                Não é permitida a cópia do material presente no link ou cd.
                //--//
                A tentativa de cópia danificará os arquivos e o próprio cd.
                //--//
                 Neste caso, a nossa empresa não promoverá troca ou envio de novo material.
                //--//
                Não há índice geral na Apostila EBSERH.
                //--//
                Cada tema é abordado em um arquivo PDF diferente de acordo com os tópicos exigidos na ordem do edital 2018.
                //--//
                concurso público  EBSRH 2018 Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - oferta:
                //--//
                483 vagas distribuídas nos editais 02/2018 na área médica,
                04/2018 na área administrativa em 22 estados do país;
                //--//
                Inscrições: pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/ até o dia 12/4/2018.
                //--//
                O valor da inscrição de R$ 76,00 e R$ 200,00;
                //--//
                Rendimento inicial: R$ 1.730,25 até R$ 8.252,10;
                //--//
                Data da prova objetiva: 06/5/2018.
                //--//
                Edital Concurso EBSERH 2018

                Edital n4/2018 http://www.cespe.unb.br/concursos/EBSERH_18_ADMINISTRATIVO/arquivos/ED_4_EBSEHR_ADMINISTRATIVA___ABERTURA.PDF
                Edital n2/2018 http://www.cespe.unb.br/concursos/EBSERH_18_MEDICA/arquivos/ED_2_EBSEHR_M__DICA___ABERTURA.PDF

                //--//
                Atenção às informações abaixo antes de finalizar a compra da apostila 2018:
                //--//
                Não vendemos apostilas impressas,
                somente apostilas via download ou em cd  para leitura em PC e impressão para o cliente imprimir se desejar.

                //--//
                Documentos institucionais e dispositivos legais sugeridos no edital do
                Concurso Público EBSERH 2018 são apresentados na íntegra e sem comentários em nossas apostilas.
                //--//
                Estes conteúdos e textos legais também estão disponíveis na internet, conforme os links mencionados no próprio edital.
                //--//
                A apostila EBSERH 2018 não deve ser entendida como forma de suprir a
                formação do candidato exigida no edital 2018; mas como instrumento revisional de conteúdos.
                //--//
                Não enviamos amostras de conteúdo.
                //--//
                Nossa apostila Concurso EBSERH é de acordo com o edital 2018.
                //--//
                ENVIO DA APOSTILA EBSERH 2018 / CONDIÇÕES:
                //--//
                Temos duas Modalidades: Primeira: pelos correios:
                //--//
                Apostila EBSERH 2018 em CD enviada pelos correios.
                //--//
                Prazos para recebimento do cd.
                Frete Econômico:
                Prazo de entrega dos Correios em até 7 dias úteis após a postagem por meio de
                Carta registrada no valor fixo R$10,00.
                PAC: Prazo de entrega dos Correios é de até 12 dias úteis seguintes ao da postagem.
                Seu produto será enviado assim que confirmado o pagamento.
                Sedex: Prazo de Entrega dos correios para Capitais de 2 a 4 dias úteis.
                Interior 3 a 5 dias úteis.
                //--//
                Importante: Caso desejar agilidade na entrega, escolha a opção via sedex.
                //--//
                Cliente, favor cadastrar corretamente os dados para o envio, pois,
                se os correios devolverem, o reenvio da postagem só ocorrerá mediante ao pagamento do frete novamente.
                //--//
                No endereço informado há necessidade de ter alguém para receber a Apostila  2018 em Cd.
                //--//
                Segunda: por E-mail:
                Nesta forma de envio, o cliente receberá o link para download do conteúdo em até 2 dias úteis,
                após a confirmação do pagamento e da ciência do cliente sobre as condições da compra.
                //--//
                Há necessidade de informar um e-mail hotmail ou gmail para compartilhamento dos arquivos
                (Google drive ou Onedrive).
                //--//
                Face a impossibilidade de devolução do recebimento/conteúdo e da existência de direitos autorais,
                 esta modalidade não suporta cancelamento e estorno do pagamento.

                //--//
                Oferecemos suporte total ao candidato, inclusive, tirando dúvidas após a aquisição
                do material, isto é, durante o período de estudo para concurso EBSERH 2018.

                //--//
                Atenção:
                O nosso material é protegido pela Lei dos Direitos Autorais e possui marca d´água em todas as páginas.
                //--//
                O prazo de 2 dias não é computado nos finais de semana.
                //--//
                PROVAS DE CONCURSOS ANTERIORES DA ÁREA COMO CORTESIA:
                Em anexo, como CORTESIA, enviaremos um arquivo de provas gabaritadas da área
                 de atuação (do Cargo) já aplicadas em outros concursos públicos dentre as
                diversas organizadoras de concursos públicos e não são comentadas.
                //--//
                Nosso foco não é o envio de provas, uma vez, que todas as provas estão disponíveis nas
                organizadoras de concursos públicos, ou seja, na Web.
                //--//
                E, também, pode acontecer de ter somente uma prova da área de atuação (do cargo) do próprio concurso
                já aplicada ou não ter prova disponível, se for o primeiro concurso.
                //--//
                Sendo assim, enviaremos provas disponíveis de outros concursos.
                //--//
                Os arquivos das provas são zipados. Há necessidade de ter instalado na máquina o programa Winrar
                (descompactador de arquivos zipados).
                //--//
                Conteúdo da Apostila EBSERH Analista Administrativo referente ao último Edital 2018 publicado de acordo com
                cargo pretendido:

                 Edital n4/2018
                http://www.cespe.unb.br/concursos/EBSERH_18_ADMINISTRATIVA/arquivos/ED_4_EBSEHR_ADMINISTRATIVA___ABERTURA.PDF


                 ANALISTA ADMINISTRATIVO - ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL: 

                1 Evolução da administração. 1.1 principais abordagens da administração (clássica  até contingencial). 
                1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a  nova gestão pública. 2 Processo administrativo. 2.1 Funções de administração: planejamento, organização,  direção e controle. 2.2 Processo de planejamento. 2.2.1 Planejamento estratégico: visão, missão e análise  SWOT. 2.2.2 Análise competitiva e estratégias genéricas. 2.2.3 Redes e alianças. 2.2.4 Planejamento tático.  2.2.5 Planejamento operacional. 2.2.6 Administração por objetivos. 2.2.7 Balanced scorecard. 2.2.8 Processo  decisório. 
                2.3  Organização.  2.3.1  Estrutura  organizacional.  2.3.2  Tipos  de  departamentalização:  características,  vantagens 
                e  desvantagens  de  cada  tipo.  2.3.3  Organização  informal.  2.3.4  Cultura  organizacional.  2.4  Direção. 
                2.4.1  Motivação  e  liderança.  2.4.2  Comunicação.  2.4.3  Descentralização  e 
                32 delegação.  2.5  Controle.  2.5.1  Características.  2.5.2  Tipos,  vantagens  e  desvantagens.  2.5.3  Sistema  de  medição de desempenho organizacional. 3 Gestão de pessoas. 3.1 Equilíbrio organizacional. 3.2 Objetivos,  desafios e características da gestão de pessoas. 3.3 Recrutamento e seleção de pessoas. 3.3.1 Objetivos e  características. 3.3.2 Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. 3.3.3 Principais técnicas de  seleção  de  pessoas: 
                características,  vantagens  e  desvantagens.  3.4  Análise  e  descrição  de  cargos.  3.5  Capacitação de pessoas. 3.6 Gestão de desempenho. 4 Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. 
                4.1  Principais  teóricos  e  suas  contribuições  para  a  gestão  da  qualidade.  4.2  Ferramentas  de  gestão  da  qualidade. 4.3 Modelo da fundação nacional da qualidade. 4.4 Modelo de gespublica. 5 Gestão de projetos. 
                5.1  Elaboração,  análise  e  avaliação  de  projetos.  5.2  Principais  características  dos  modelos  de  gestão  de  projetos. 5.3 Projetos e suas etapas. 6 Gestão de processos. 6.1 Conceitos da abordagem por processos. 
                6.2  Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 6.3 Processos e certificação ISO 9000:2000.
                 6.4  Noções  de  estatística  aplicada  ao  controle  e  à  melhoria  de  processos.  7  Legislação  administrativa. 
                7.1  Administração  direta,  indireta,  e  fundacional.  7.2  Atos  administrativos.  7.3  Requisição.  7.4  Regime  dos  servidores públicos federais: admissão, demissão, concurso público, estágio probatório, vencimento básico,  licença, aposentadoria. 8 Orçamento público. 8.1 Princípios orçamentários. 8.2 Diretrizes orçamentárias. 8.3  Processo  orçamentário. 
                8.4  Métodos,  técnicas  e  instrumentos  do  orçamento  público;  normas  legais  aplicáveis. 8.5 SIOP e SIAFI. 
                8.6 Receita pública: categorias, fontes, estágios; dívida ativa. 8.7 Despesa pública:  categorias, estágios. 
                8.8 Suprimento de fundos. 8.9 Restos a pagar. 8.10 Despesas de exercícios anteriores.  8.11 A conta única do Tesouro. 9 Licitação pública. 9.1 Modalidades, dispensa e inexigibilidade. 9.2 Pregão.  9.3 Contratos e compras. 9.4 Convênios e termos similares. 10 Ética no serviço público. 
                10.1 Código de Ética  Profissional  do  Servidor  Público  Civil  do  Poder  Executivo  Federal  (Decreto  nº  1.171/1994). 
                10.2  Comportamento profissional; atitudes no serviço; organização do trabalho; prioridade em serviço. 
                ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA E ORÇAMENTO PÚBLICO: 
                1 O papel do Estado e a atuação  do governo nas finanças públicas. 1.1 Formas e dimensões da intervenção da administração na economia. 
                1.2  Funções do orçamento público. 2 Orçamento público. 2.1 Conceito 2.2 Técnicas orçamentárias. 2.3 Princípios  orçamentários. 
                2.4  Ciclo  orçamentário.  2.5  Processo  orçamentário.  3  O  orçamento  público  no  Brasil.  3.1  Sistema  de  planejamento e  de  orçamento  federal. 
                3.2  Plano  plurianual.  3.3 Diretrizes  orçamentárias.  3.4  Orçamento anual. 3.5 Outros planos e programas. 3.6 Sistema e processo de orçamentação. 
                3.7 Classificações  orçamentárias. 3.8 Estrutura programática. 3.9 Créditos ordinários e adicionais. 4 Programação e execução  orçamentária  e  financeira. 
                4.1  Descentralização  orçamentária  e  financeira.  4.2  Acompanhamento  da  execução.  4.3  Sistemas  de  informações. 
                4.4  Alterações  orçamentárias.  5  Receita  pública.  5.1  Conceito  e  classificações. 5.2 Estágios. 5.3 Fontes. 5.4 Dívida ativa.
                 6 Despesa pública. 6.1 Conceito e classificações. 6.2  Estágios.  6.3  Restos  a  pagar.  6.4  Despesas  de  exercícios  anteriores. 
                6.5  Dívida  flutuante  e  fundada.  6.6  Suprimento de  fundos.  7 Lei  de Responsabilidade Fiscal.  7.1 Conceitos e objetivos. 
                7.2 Planejamento.  7.3  Receita Pública. 7.4 Despesa Pública. 7.5 Dívida e endividamento. 7.6 Transparência, controle e fiscalização; 

                CARGO 3: ANALISTA ADMINISTRATIVO ? ESPECIALIDADE: BIBLIOTECONOMIA  BIBLIOTECONOMIA: 
                1  Documentação:  conceitos  básicos  e  finalidades  da  documentação  geral.  2  Biblioteconomia e ciência da informação. 
                2.1 Conceitos básicos e finalidades. 2.2 Noções de informática para  bibliotecas:  dispositivos  de  memória,  de  entrada  e  saída  de  dados. 
                3  Normas  técnicas  para  a  área  de  documentação:  referência  bibliográfica  (de  acordo  com  as  normas  da  ABNT - NBR  6023),  resumos,  abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas, sumário, preparação de índices de publicações,  preparação  de  guias  de 
                bibliotecas,  centros  de  informação  e  de  documentação.  4  Indexação:  conceito,  definição, linguagens de indexação, descritores, 
                processos de indexação, tipos de indexação. 5 Resumos e  índices: tipos e funções. 6 Classificação decimal universal (CDU):
                 estrutura, princípios e índices principais e  emprego  das  tabelas  auxiliares. 
                7  Catalogação  (AACR?2):  catalogação  descritiva,  entradas  e  cabeçalhos;  33 catalogação  de  multimeios:  CD?ROM, 
                fitas  de  vídeos  e  fitas  cassetes.  8  Catálogo:  tipos  e  funções.  9  Organização e administração de bibliotecas: 
                princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura  organizacional, as grandes áreas funcionais da biblioteca,
                 marketing; centros de documentação e serviços de  informação:  planejamento,  redes  e  sistemas. 
                10  Desenvolvimento  de  coleções:  políticas  de  seleção  e  de  aquisição, avaliação de coleções; fontes de informação: 
                enciclopédias e dicionários de direito. 11 Estrutura e  características das publicações: DOU e DJ. 
                12 Serviço de referência: organização de serviços de notificação  corrente (serviços de alerta), disseminação seletiva da informação (DSI):
                 estratégia de busca de informação,  planejamento  e  etapas  de  elaboração,  atendimento  ao  usuário.  13  Estudo  de  usuário?entrevista. 
                14  Automação: formato de intercâmbio, formato US MARC, banco de dados, base de dados, planejamento da  automação,  principais  sistemas 
                de  informação  automatizados  nacionais  e  internacionais.  15  Bibliografia:  conceituação,  teorias,  classificação,  histórico  e  objetivos. 
                16  Identificação  e  conhecimento  das  principais  fontes jurídicas de informação nos diversos tipos de suporte. 

                CARGO 4: ANALISTA ADMINISTRATIVO  ESPECIALIDADE: CONTABILIDADE CONTABILIDADE  GERAL: 
                1  Lei  nº 6.404/1976,  suas  alterações  e  legislação  complementar.  2  Lei  nº  11.638/2007 suas alterações e legislação complementar. 
                3 Lei nº 11.941/2009 suas alterações e legislação  complementar.  4  Lei  nº  12.249/2010  suas  alterações  e  legislação  complementar. 
                5  Pronunciamentos  do  Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). 6 Princípios fundamentais de contabilidade. 
                7 Elaboração de  demonstrações  contábeis  pela  legislação  societária,  pelos  princípios  fundamentais  da  contabilidade  e  pronunciamentos contábeis do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). 7.1 Demonstração de fluxos de  caixa (métodos direto e indireto). 7.2 Balanço patrimonial. 7.3 Demonstração do resultado do exercício. 7.4  Demonstração  do  valor  adicionado. 
                7.5  Demonstração  das  Mutações  do  Patrimônio  Líquido.  7.6  Demonstração  de  Lucros  ou  Prejuízos  Acumulados. 
                7.7  Demonstração  do  Resultado  Abrangente.  8  Disponibilidades ? caixa e equivalentes de caixa: conteúdo, classificação e critérios de avaliação. 
                9 Contas a  receber:  conceito,  conteúdo e  critérios  contábeis.  10 Estoques:  conceito e  classificação.  10.1  Critérios  de  avaliação de estoques. 
                11 Realizável a longo prazo  (não circulante): conceito e classificação. 11.1 Ajuste a  valor  presente:  cálculo  e  contabilização  de  contas  ativas  e  passivas. 
                12  Instrumentos  financeiros:  reconhecimento,  mensuração  e  evidenciação.  12.1  Recuperabilidade  de  instrumentos  financeiros. 
                13  Mensuração do valor justo. 13.1 Definição do valor justo. 13.2 Valor justo: aplicação para ativos, passivos e  instrumentos patrimoniais. 13.3 Técnicas para avaliação do valor justo. 14 Contabilização de investimentos  em coligadas e controladas. 14.1 Goodwill. 15 Ativo Imobilizado: conceituação, classificação e conteúdos das  contas. 15.1 Critérios de avaliação e mensuração do ativo imobilizado. 15.2 Redução ao valor recuperável  (impairment). 15.3 Depreciação, exaustão e amortização. 16 Ativos intangíveis: definição, reconhecimento e  mensuração. 
                16.1  Impairment  test:  intangíveis  com  vida  útil  definida,  indefinida  e  goodwill.  17  Passivo  exigível:  conceitos  gerais,  avaliação  e 
                conteúdo  do  passivo.  18  Fornecedores,  obrigações  fiscais  e  outras  obrigações. 19 Empréstimos e financiamentos, 
                debêntures e outros títulos de dívida. 20 Provisões, passivos  contingentes e ativos contingentes. 21 Patrimônio Líquido. 
                21.1 Reservas de capital. 21.2 Ajustes de avaliação  patrimonial. 21.3 Reservas de lucros. 21.4 Ações em tesouraria. 
                21.5 Prejuízos acumulados. 21.6 Dividendos.  22 Combinação de negócios, fusão, incorporação e cisão. 
                23 Concessões: reconhecimento e mensuração. 24  Receitas de vendas de produtos e serviços. 
                24.1 Conceitos e mensuração da receita e o momento de seu  reconhecimento. 
                24.2  Deduções  das  vendas.  25  Custo  das  mercadorias  e  dos  produtos  vendidos  e  dos  serviços  prestados. 
                25.1  Custeio  real  por  absorção.  25.2  Custeio  direto  (ou  custeio  variável).  25.3  Custopadrão. 25.4 Custeio baseado em atividades. 25.5 RKW. 25.6 Custos para tomada de decisões. 25.7 Sistemas  de custos e informações gerenciais. 25.8 Estudo da relação custo versus volume versus lucro. 26 Despesas e  outros resultados operacionais. 27 Consolidação das demonstrações contábeis e demonstrações separadas. 
                28  Correção integral  das  demonstrações  contábeis.  29 Análise econômico?financeira.  29.1 Indicadores  de  34 liquidez. 
                29.2  Indicadores  de  rentabilidade.  29.3  Indicadores  de  lucratividade.  29.4  Indicadores  de  endividamento. 
                29.5 Indicadores de estrutura de capitais. 29.6 Análise vertical e horizontal.
                CONTABILIDADE PÚBLICA: 1 Sistema de Contabilidade Federal. 2 Conceituação, objeto e campo de aplicação.  3 Composição do Patrimônio Público. 3.1 Patrimônio Público. 3.2 Ativo. 3.3 Passivo. 3.4 Saldo Patrimonial. 4  Variações Patrimoniais. 4.1 Qualitativas. 4.2 Quantitativas: receita e despesa sob o enfoque patrimonial. 4.3  Realização da variação patrimonial. 4.4 Resultado patrimonial. 5 Mensuração de ativos. 5.1 Ativo Imobilizado. 
                5.2  Ativo  Intangível.  5.3  Reavaliação  e  redução  ao  valor  recuperável.  5.4  Depreciação,  amortização  e  exaustão. 
                6  Mensuração  de  passivos.  6.1  Provisões.  6.2  Passivos  Contingentes.  7  Tratamento  contábil  aplicável aos impostos e contribuições. 8 Sistema de custos. 8.1 Aspectos legais do sistema de custos. 8.2  Ambiente da informação de custos. 8.3 Características da informação de custos. 8.4 Terminologia de custos.  9 Plano de contas aplicado ao setor público. 10 Demonstrações contábeis aplicadas ao setor público. 10.1  Balanço orçamentário. 10.2 Balanço Financeiro. 10.3 Demonstração das variações patrimoniais. 10.4 Balanço  patrimonial. 10.5 Demonstração de fluxos de caixa. 10.6 Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. 
                10.7 Notas explicativas às  demonstrações  contábeis.  10.8 Consolidação  das  demonstrações  contábeis. 
                11  Transações  no  setor  público.  12  Despesa  pública:  conceito, etapas, estágios e  categorias econômicas. 
                13  Receita pública: conceito, etapas, estágios e categorias econômicas. 14 Execução orçamentária e financeira.  15 Conta Única do Tesouro Nacional. 16 Sistema Integrado de Administração Financeira: conceitos básicos,  objetivos, características, instrumentos de segurança e principais documentos de entrada. 17 Suprimento de  Fundos. 18 Norma Brasileira de Contabilidade ? NBC TSP Estrutura Conceitual, de 23 de Setembro de 2016.  19 MCASP 7ª edição (Portaria Conjunta STN/SOF nº 2/2016 e Portaria STN nº 840/2016). 20 Regime contábil. 
                LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA  APLICADA  ÀS  CONTRATAÇÕES  PÚBLICAS: 
                1 Noções  básicas  sobre  tributos. 1.1  Impostos, taxas e contribuições. 2 Tratamento contábil aplicável aos impostos e contribuições. 
                3 Retenções  na  fonte  realizadas  pela Administração  Pública  Federal.  3.1  Imposto  de  Renda  Pessoa  Jurídica  (IRPJ). 
                3.2 Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL). 3.3 Programa de Integração Social (PIS). 
                3.4 Contribuição  para  o  Financiamento  da  Seguridade  Social  (COFINS). 
                3.5  Imposto  Sobre  Serviços  (ISS).  3.6  Contribuição  previdenciária (INSS). 4 Legislação básica e suas atualizações 
                4.1 Instrução normativa da Receita Federal do  Brasil  nº 971/2009. 
                4.2  Instrução  normativa  da  Receita  Federal  do  Brasil  nº 1.234/2012.  4.3  Lei  Complementar nº 116/2003. 

                CARGO 5: ANALISTA ADMINISTRATIVO ? ESPECIALIDADE: ECONOMIA ECONOMIA: 
                1  Microeconomia.  1.1  Conceitos  fundamentais.  1.1.1  Formas  de  organização  da  atividade  econômica, o papel dos preços, custo de oportunidade, fator de produção e fronteiras das possibilidades de  produção. 
                1.2  Determinação  das  curvas  de  procura.  1.2.1  Curvas  de  indiferença.  1.2.2  Equilíbrio  do  consumidor. 
                1.2.3  Efeitos  preço,  renda  e  substituição. 1.2.4  Elasticidade  da  procura.  1.2.5  Fatores  de  produção. 1.2.6 Produtividade média e marginal. 1.2.7 Lei dos rendimentos decrescentes e rendimentos de  escala. 1.2.8 Custos de produção no curto e longo prazos. 1.2.9 Custos totais, médios e marginais,  fixos e  variáveis. 
                1.3  Teoria  do  consumidor,  utilidades  cardinal  e  ordinal,  restrição  orçamentária,  equilíbrio  do  consumidor e funções demanda, curvas de Engel, demanda de mercado, teoria da produção, isoquantas e  curvas de isocusto, funções de produção e suas propriedades, curvas de produto e produtividade, curvas de  custo, equilíbrio da firma, equilíbrio de curto e de longo prazos. 1.3.1 Economia do bem?estar. 1.3.2 Ótimo  de  Pareto. 
                1.4  Estruturas  de  mercado.  1.4.1  Concorrência  perfeita,  concorrência  imperfeita,  monopólio,  oligopólio. 
                1.4.2 Outras estruturas  de mercado. 1.4.3 Dinâmica de  determinação  de  preços e margem  de  lucro. 
                1.4.4  Padrão  de  concorrência.  1.4.5  Análise  de  competitividade.  1.4.6  Análise  de  indústrias  e  da  concorrência. 
                1.4.7  Vantagens  competitivas. 1.4.8  Cadeias  e  redes  produtivas.  1.4.9  Competitividade  e  estratégia  empresarial.  2  Macroeconomia. 
                2.1  Principais  agregados  macroeconômicos.  2.2  Identidades  macroeconômicas básicas. 2.3 Sistema de contas nacionais. 
                2.4 Contas nacionais no Brasil. 2.5 Conceitos de  35 déficit e dívida pública. 2.6 Balanço de pagamentos. 2.7 Papel do governo na economia. 
                2.7.1 Estabilização,  crescimento  e  redistribuição. 2.8  A  teoria  keynesiana.  2.9  Oferta  e  demanda  agregadas. 
                2.10  Agregados  monetários. 2.10.1 As contas do sistema monetário. 
                2.11 Modelo IS?LM. 2.12 Políticas fiscal e monetária. 2.13  Relações entre inflação, juros e o resultado fiscal. 
                2.14 Relações entre o nível de atividade e o mercado de  trabalho. 2.14.1 Salários, inflação e desemprego. 2.15 Comércio exterior. 
                2.15.1 Câmbio, tarifas, subsídios,  cotas. 2.16  Blocos  econômicos,  acordos  internacionais  e  retaliações. 
                2.17  Globalização  e  organismos  multilaterais. 2.18 Fluxos financeiros internacionais e mercados de capitais. 3 Economia do setor público. 
                3.1  O Estado e as funções econômicas governamentais. 3.2 As necessidades públicas e as formas de atuação dos  governos. 3.3 Estado regulador e produtor. 3.4 Políticas fiscal e monetária. 3.4.1 Outras políticas econômicas.  3.5 Evolução da participação do setor público na atividade econômica. 3.6 Contabilidade fiscal. 3.6.1 NFSP. 
                3.6.2  Resultados  nominal,  operacional  e  primário. 3.6.3  Dívida  pública.  3.7  Sustentabilidade  do  endividamento público. 3.8 Financiamento do déficit público a partir dos anos 80 do século XX. 
                3.9 Inflação e  crescimento. 4 Economia brasileira. 4.1 Aspectos gerais do comportamento recente da economia brasileira e  das políticas econômicas adotadas pelos últimos governos. 4.2 Mudanças estruturais da economia brasileira  a partir da aceleração dos processos de industrialização e urbanização. 4.3 Os planos de desenvolvimento  mais importantes desde a segunda metade do século XX. 4.4 Principais características e os resultados dos  planos de estabilização a partir da década de 80 do século XX. 4.5 Indicadores do desenvolvimento econômico  e social brasileiro contemporâneo. 4.6 Desigualdades pessoais e espaciais de renda e de riqueza. 4.7 Perfil  demográfico  brasileiro. 
                4.8  Estrutura  tributária  brasileira.  4.9  O  mercado  de  trabalho  e  as  condições  de  emprego e renda. 
                4.10 Estrutura orçamentária e a evolução do déficit e da dívida pública brasileira. 4.11 A  previdência social e suas perspectivas. 
                4.12 Câmbio, reservas e relações comerciais e  financeiras do Brasil  com o resto do mundo. 

                CARGO 6: ANALISTA ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE: ESTATÍSTICA  ESTATÍSTICA: 
                1 Distribuições e cálculos de probabilidades. 2 Cálculos com geometria analítica. 3 Inferência  estatística. 
                4  Estatística  computacional.  5  Análise  matemática.  6  Demografia.  7  Métodos  numéricos. 8  Pesquisa operacional. 9 Técnica de amostragem. 10 Análise de correlação e regressão. 11 Controle estatístico  da qualidade. 12 Processos estocásticos. 13 Análise de dados discretos. 14 Análise multivariada. 
                15. Análise  de séries temporais. 16. Análise exploratória de dados e estatística descritiva. 

                CARGO 7: ANALISTA ADMINISTRATIVO  -ESPECIALIDADE: GESTÃO HOSPITALAR 
                GESTÃO HOSPITALAR: 1 Princípios básicos de administração aplicados a hospitais  Planejamento estratégico  em hospitais; estrutura física do hospital; eficiência da gestão; gerência de manutenção de equipamentos;  sistema  de 
                informação  hospitalar;  indicadores  e  padrões  de  qualidade  da  assistência;  o  papel  do  administrador; as responsabilidades da administração. 2 Administração de Recursos Humanos em hospitais  ? Introdução à moderna gestão de pessoas; os processos da gestão de pessoas; recrutamento de pessoas; 
                seleção de pessoas; avaliação de desempenho;  treinamento de pessoas; qualidade de vida no trabalho.
                 3  Administração do Serviço de Enfermagem  Papel da gerência de enfermagem; elaboração de políticas de  contratação de funcionários; elaboração de horários de trabalho; controle de qualidade através de auditoria;  gerenciamento de casos; o treinamento como forma de ensino. 4 Administração financeira em hospitais  A  função da administração financeira; conceitos financeiros básicos; administração do fluxo de caixa; decisões  de financiamento e curto prazo; decisões de financiamento a longo prazo; técnicas para administração de  estoques. 
                5 Marketing dos serviços de saúde O marketing de serviços profissionais; obtenção e utilização  de informações de marketing; segmentação, seleção e atração de mercados; mix de serviços; ciclo de vida de  serviços; 
                estratégias  de  produto,  preço,  ponto de venda e  propaganda.  6 Hotelaria  hospitalar   papel  do  funcionário de hotelaria hospitalar; administração da rouparia; gerência de abastecimento e fornecimento;  sistemas de compras; contratação de serviços terceirizados; padronização e codificação de materiais.  

                CARGO 8: ANALISTA ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE: QUALQUER NÍVEL SUPERIOR 
                NOÇÕES  DE  ADMINISTRAÇÃO  GERAL: 
                1 Evolução  da  administração.  1.1 Principais  abordagens  da  administração  (clássica  até  contingencial). 
                2 Processo  administrativo.  2.1 Funções  de  administração:  planejamento,  organização,  direção  e  controle. 
                2.2 Processo  de  planejamento.  2.2.1 Planejamento  estratégico: visão, missão, valores e objetivos estratégicos. 
                2.2.2 Análise competitiva e estratégias genéricas.  2.2.3 Administração por objetivos. 2.2.4 Processo decisório. 
                2.3 Organização. 2.3.1 Estrutura organizacional.  2.3.2 Tipos  de  departamentalização:  características,  vantagens  e 
                desvantagens  de  cada  tipo.  2.3.3 Organização  informal.  2.3.4 Cultura  organizacional.  2.4 Motivação  e  liderança. 
                2.4.1 Comunicação.  2.4.2 Descentralização  e  delegação.  2.5 Controle.  2.5.1 Características.  2.5.2 Tipos,  vantagens  e  desvantagens. 2.5.3 Sistema de medição de desempenho organizacional. 3 Gestão de pessoas. 3.1 Equilíbrio  organizacional. 3.2 Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. 3.3 Recrutamento e seleção de  pessoas. 
                3.3.1 Objetivos e características. 3.3.2 Principais  tipos, características, vantagens e desvantagens.  3.4 Capacitação  de  pessoas. 
                3.5 Gestão  de  desempenho.  4 Gestão  de  projetos.  4.1 Elaboração,  análise  e  avaliação de projetos.
                 4.2 Principais características dos modelos de gestão de projetos. 4.3 Projetos e suas  etapas. 5 Gestão de processos. 
                5.1 Conceitos da abordagem por processos. 5.2 Técnicas de mapeamento,  análise  e  melhoria  de  processos. 
                6 Licitações  e  contratos  administrativos.  6.1 Lei  nº 8.666/1993  e  suas  alterações.  6.1.1 Modalidades  de  licitação, 
                dispensa  e  inexigibilidade.  6.2 Lei  nº 10.520/2002  e  demais  disposições  normativas  relativas  ao  pregão. 
                6.3 Decreto  nº 7.892/2013  (sistema  de  registro  de  preços).  6.4 Lei  nº 12.462/2011  (Regime  Diferenciado  de  Contratações  Públicas). 
                Decreto  nº 6.170/2007,  Portaria  Interministerial CGU/MF/MP nº 507/2011 e suas alterações.  ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS: 1 Classificação de materiais. 1.1 Atributos para classificação de  materiais. 
                1.2  Tipos  de  classificação.  1.3 Metodologia  de  cálculo  da  curva  ABC.  2  Gestão  de  estoques.  3  Compras. 
                3.1  Organização  do  setor  de  compras.  3.2  Etapas  do  processo.  3.3  Perfil  do  comprador.  3.4  Modalidades de compra. 3.5 Cadastro de fornecedores. 4 Compras no setor público. 4.1 Objeto de licitação.  4.2  Edital  de  licitação. 
                5  Recebimento  e  armazenagem.  5.1  Entrada.  5.2  Conferência.  5.3  Objetivos  da  armazenagem.  5.4  Critérios  e  técnicas  de  armazenagem. 
                5.5  Arranjo  físico  (leiaute).  6  Distribuição  de  materiais.  6.1  Características  das  modalidades  de  transporte. 
                6.2  Estrutura  para  distribuição.  7  Gestão  patrimonial.  7.1  Tombamento  de  bens.  7.2  Controle  de  bens.  7.3  Inventário. 
                7.4  Alienação  de  bens.  7.5  Alterações e baixa de bens.

                CARGO 9: ANALISTA ADMINISTRATIVO  ESPECIALIDADE: RELAÇÕES PÚBLICAS  RELAÇÕES  PÚBLICAS: 
                1  Relações  Públicas.  1.1  Conceitos  básicos,  natureza  e  funções  estratégicas. 
                1.2  Públicos em Relações Públicas. 1.3. Planejamento, técnicas e instrumentos utilizados em Relações Públicas.  2 Organização de eventos e promoção institucional. 3 Cerimonial e protocolo. 4 Imagem organizacional e  comunicação  Integrada.   
                4.1  Identidade  institucional.  4.2  Questões  públicas  e  Relações  Públicas.    4.3  Administração de crises. 4.4 Relações com a imprensa. 
                5 Ombudsman. 6 Comunicação dirigida. 7 Opinião  pública.  7.1  Conceitos  básicos  e  objetivos.  7.2  Comunicação,  democracia  e  desenvolvimento. 
                7.3  Tipos e  técnicas  de  pesquisas  de  opinião.  7.4  Instrumentos  de  controle  e  avaliação  de  resultados.  7.5  Amostra,  questionários e tipos de entrevistas. 8 Comunicação e sociedade. 8.1 O que é comunicação. 8.2 O processo  da comunicação. 8.3 Público, massa e audiência. 8.4 Cultura e representações sociais. 8.5 Relações sociais e  comunicação. 
                8.6  Processos  da  comunicação  e  a  construção  social  da  realidade.  8.7  A  comunicação  no  pensamento social. 9 Ética na comunicação. 9.1 Moral e ética na comunicação social. 9.2 Códigos de ética  nas áreas de imprensa, radiodifusão (rádio e TV), relações públicas e novos meios. 9.3 Meios de Assegurar a  Responsabilidade Social (MARS): conselhos de comunicação, comissões de ética e formas de controle social  da mídia. 

                CARGO 10: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
                1 Gerência de projetos. 1.1 Conceitos básicos. 1.2 Processos do PMBOK. 1.3 Gerenciamento da integração,  do  escopo, 
                do  tempo,  de  custos,  de  recursos  humanos,  de  riscos,  das  comunicações,  da  qualidade  e  de  aquisições. 2 Segurança da informação. 2.1 Conceitos básicos. 2.2 Políticas de segurança. 2.3 Classificação de  informações. 
                2.4  Análise  de  vulnerabilidade.  2.5  Plano  de  continuidade  de  negócio.  2.6  Tratamento  de  Incidentes. 2.7 Normas ISO 27001 e ISO 27002. 2.8 Auditoria e conformidade. 3 Governança e Gestão de TI.  3.1 Fundamentos do ITIL® (v3): aspectos gerais, estrutura, conceitos, finalidade, suporte a serviços, entrega  de serviços. 3.2 Fundamentos de COBIT (versão 5): aspectos gerais, estrutura, conceitos, finalidade, modelos  de maturidade, objetivos de controle, objetivos de negócios e objetivos de TI, domínios e processos. 3.3 Boas  Práticas Governança de TIC nas Estatais: Resolução nº 11/CGPAR/2016. 4 Gestão de Relacionamento. 4.1  Gestão de relacionamento com clientes (CRM). 4.2 Elaboração de plano de negócio. 4.3 Noções de marketing  de  serviço. 
                4.4 Noções de Comunicação Institucional e Interna. 5 Engenharia de  requisitos.  5.1 Conceitos  básicos. 
                5.2  Técnicas  de  elicitação  de  requisitos.  5.3  Gerenciamento  de  requisitos.  5.4  Especificação  de  requisitos. 5.5 Técnicas de validação de requisitos. 5.6 Prototipação.  6 Engenharia de software. 6.1 Ciclo de  vida do software. 6.2 Metodologias de desenvolvimento de software. 6.3 Métricas e estimativas de software. 
                6.4  Análise  por  pontos  de  função.  6.5  CMMi.  6.6 Qualidade  de  software.  6.7  Conceitos  de  programação  orientada a objetos: classes, objetos, métodos, sobrecarga, herança, polimorfismo, interfaces. 6.8 Linguagens  de Programação: Java, PHP. 6.9 Padrões de projeto. 6.12 Ferramentas de Gerenciador de Conteúdo (CMS)  6.13. Ferramentas de Desenvolvimento Mobile. 7 Arquitetura e tecnologias de sistemas de informação. 7.1  Conceitos  básicos. 
                7.2  Workflow  e  gerenciamento  eletrônico  de  documentos.  7.3  Arquitetura  cliente? servidor. 7.4 Arquitetura orientada a serviço. 
                7.5 Arquitetura distribuída. 7.6 Arquitetura de grande porte.  7.7  Data Mining.  7.8  Data Warehouse.  7.9  Business  Intelligence. 
                7.10  Portais  corporativos:  usabilidade  e  acessibilidade  na internet,  padrões W3C e e?MAG,  JavaScript e  toolkits jQuery,  CSS3, HTML5,  XML,  XLST,  JSON. 
                7.11  Sistemas  colaborativos.  7.12  Gestão  de  conteúdo:  ferramentas,  principais  características,  componentes,  arquitetura,  instalação  e  configuração  de 
                sítios  web   LifeRAY,  Drupal,  WordPress.  7.13  Especificação de metadados e web services. 
                7.14 Computação em GRID, conceitos de computação em cluster,  conceitos  de  computação  em  nuvem. 
                7.15  Conceitos  de  aplicação  em  dispositivos  móveis.  8  Gestão  de  processos  de  negócio. 
                8.1 Modelagem  de  processos  com  BPMN  (versão  2.0). 
                8.2  Técnicas  de  análise  de  processos.  8.3  Melhoria  de  processos.  8.4  Integração  de  processos.  9  Gestão  estratégica. 
                9.1  Noções  e  metodologias  de  planejamento  estratégico.  9.2  Balanced  Scorecard  (BSC).  9.3  Planejamento  Estratégico  Situacional (PES), Matriz SWOT. 9.4 Análise de cenários. 9.5 Metodologias para medição de desempenho. 
                9.6  Indicadores de desempenho: conceito, formulação e análise. 10 Banco de dados. 10.1 Conceitos básicos. 
                10.2  Abordagem  relacional.  10.3  Modelo  entidade-relacionamento. 
                10.4  Normalização.  10.5  Sistemas  gerenciadores  de  banco  de  dados  (SGBD).  10.6  Modelagem  multidimensional. 
                10.7  Bancos  de  dados  multidimensionais. 10.8 Linguagens de definição e manipulação de dados. 10.9 Linguagem SQL (Structured  Query Language). 10.10 Big Data. 11 Tecnologia da Informação na Administração Pública. 11.1 Planejamento  Plurianual  (PPA). 
                11.2 Planejamento de TI: estratégico e  tático. 11.3 Contratações de TI na Administração  Pública  Federal:  Instrução  Normativa  para 
                Contratação  de  Soluções  de  Tecnologia  da  Informação  ?  IN/  04/2014,  Guia  Prático  para  Contratação  de  Soluções  de 
                Tecnologia  da  Informação  V  3.0  - SLTI. 
                12  Infraestrutura de TI. 12.1 Modelo OSI. 12.2. Cabeamento estruturado e rede sem fio (wireless). 12.3 Switches,  roteadores  e  firewalls 
                12.4  NAT,  QoS,  Vlan,  STP,  802.1x.  12.5  Redes  de  transmissão  de  dados  (LAN/MAN/WAN). 12.6. Arquitetura e protocolos 
                IP, TCP, UDP, DHCP, DNS, IPSEC, SNMP, LDAP, CIFS, NFS,  SSH, IMAP, SMTP, HTTP, HTTPS e FTP. 12.7 Roteamento de redes. 
                12.8 PROXY. 12.9 Operação, administração,  análise  de  performance e  tunning  de Sistemas Operacionais Windows 
                (8,  10 e  server  2016) e GNU/Linux  (Debian). 12.10 Operação e administração de servidores web e aplicação 
                ( APACHE, PHP, JBOSS, WildFly, e  IIS).  12.11  Operação  e  administração  do Microsoft 
                Active  Directory  e  Servidores  de  Correio  (Exchange  e  Postfix). 12.12 Ferramentas de infraestrutura ágil, automatização e 
                gerenciamento de configuração (Puppet,  Jenkins, GIT). 12.13 Conceitos de DEVOPS. 12.14 Softwares livres de inventário, monitoramento e diagnóstico  de ambientes computacionais. 12.15 Equipamentos de conexão e transmissão de áudio e vídeo (VoIP, SIP). 
                12.16  Virtualização.  12.17  Conceitos  de  clusterização,  alta  disponibilidade  e  escalabilidade.  12.18  Arquiteturas e protocolos para redes de armazenamento de dados (SAN). 12.19 Conceitos e ferramentas de  backup e  restore  de  dados. 
                12.20  Sistemas  de  detecção  de  intrusão.  12.21  Vulnerabilidades e  ataques  a  sistemas computacionais. 12.22 Proteções relativos a hardware, software. 
                12.23 Conceitos de Antivírus, Anti? Malware  e  Antispam.  12.24  Criptografia,  protocolos  criptográficos,  sistemas  de  criptografia  e  aplicações.  12.25 Certificados Digitais para pessoas físicas, jurídicas e servidores de rede (e?CPF, e?CNPJ, SSL, EV SSL, SAN  e  WILDCARD). 
                13  Fundamentos  dos  Sistemas  de  Gestão  Hospitalar.  13.1  Conceitos  e  Objetivos.  13.2  Prontuário Eletrônico do Paciente  (PEP). 
                13.3 Sistema de Informações Laboratoriais  (LIS). 13.4 Sistema de  Informações. 13.5 Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (PACS). 
                13.6 Registro Eletrônico em  Saúde (RES). 13.7 Circuito Fechado de Medicamentos. 14 Sistemas de Informação Oficiais do Ministério da  Saúde. 
                14.1 Sistema  de Informação Ambulatorial  (SIA).  14.2 Sistema de Informação Hospitalar  (SIH). 
                14.3  Cadastro Nacional  de Estabelecimentos  de Saúde  (CNES).  14.4 Sistema  de Informação  da  Atenção  Básica  (SISAB). 14.5 Conjunto Mínimo de Dados (CMD). 14.6 Sistema do Cartão Nacional de Saúde (CADSUSWEB). 
                15  Fundamentos  e  Padrões  de  Interoperabilidade  em  Saúde.  15.1 Conceitos  e  Objetivos.  15.2 Níveis  de  Interoperabilidade. 
                15.3 Padrões  de  Interoperabilidade  adotados  pelo  Ministério  da  Saúde:  Portaria  nº  2.073/GM/MS/2011. 

                 CONHECIMENTOS BÁSICOS:

                LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
                 2 Reconhecimento de  tipos  e  gêneros  textuais. 
                3 Domínio  da  ortografia  oficial.  4 Domínio  dos  mecanismos  de  coesão  textual. 
                4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos  de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 
                5 Domínio da estrutura morfossintática  do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 
                5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos  da oração. 
                5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 
                5.4 Emprego dos sinais de  pontuação. 
                5.5 Concordância  verbal  e  nominal.  5.6 Regência  verbal  e  nominal. 
                5.7 Emprego  do  sinal  indicativo  de  crase. 
                5.8 Colocação  dos  pronomes  átonos.  6 Reescrita  de  frases  e  parágrafos  do  texto. 
                6.1 Significação  das  palavras. 
                6.2 Substituição  de  palavras  ou  de  trechos  de  texto. 
                6.3 Reorganização  da  estrutura  de  orações  e  de  períodos  do  texto. 
                6.4 Reescrita  de  textos  de  diferentes  gêneros  e  níveis  de  formalidade.  
                LEGISLAÇÃO  APLICADA  À  EBSERH:  1 Lei  Federal  nº  12.550/2011. 
                2 Decreto  nº  7.661/2011. 
                3 Regimento  Interno da EBSERH 3ª revisão. 
                4 Código de Ética e Conduta da Ebserh  Princípios Éticos e Compromissos  de Conduta  1ª edição  2017. 
                5 Lei nº 13.146/2015 e suas alterações (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa  com Deficiência  Estatuto da Pessoa com Deficiência).
                RACIOCÍNIO  LÓGICO:  1  Estruturas  lógicas.  2  Lógica  de  argumentação:  analogias,  inferências,  deduções  e  conclusões. 
                3  Lógica &l
                Opinião dos consumidores
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                • 3 00% | Nenhum voto
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